Primeira creche do RS
Além de uma programação especial de aniversário (leia quadro), a data é lembrada por relatos que traduzem a trajetória de trabalho, conquistas, protagonismo e visão de futuro. “Com uma verba vinda da Suécia, da Obra Gustavo Adolfo, maior instituição beneficente do mundo, dedicada ao Rei Gustavo Adolfo II, foi construído o andar térreo do prédio no São Cristóvão e aberta a primeira escola de Educação Infantil do RS. Eram atendidos, em sua maioria, filhos de famílias vindas do interior que se estabeleceram no bairro Piraí, hoje São Cristóvão. Foi o primeiro ato de pioneirismo da instituição”, recorda a ex-diretora, Herta Hedi Essig Welzel.
Educação Básica
Em 1991, outro grande passo: o processo de instalação do Ensino Fundamental, em um prédio com mais recursos. Herta recorda do trabalho para ampliar a biblioteca. “Compramos os livros no sebo em Porto Alegre. Hoje, a biblioteca tem mais de 20 mil obras literárias”, compara. Na década de 1980, com a expansão da universidade, houve o incremento da Educação Básica. “O trabalho de muitas mãos foi transformador e hoje contamos com um colégio protagonista. Isso é um orgulho”, complementa a integrante do Conselho Administrativo, Lôni Metzelthin, que atuou como secretária do colégio.
Bilinguismo e Univates
O pioneirismo do GA ganhou ainda mais evidência, neste ano, com a concretização de dois projetos inéditos no Vale: o Ensino Bilíngue para estudantes entre 5 e 8 anos de idade; e o Novo Ensino Médio oferecido na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates. Conforme a coordenadora do Currículo Bilíngue, Deliene Kotz, já são 205 estudantes com um professor de Português e um de Inglês nas salas de aula, de forma simultânea. “Somos a primeira escola bilíngue da região. O novo idioma é ensinado de maneira orgânica e lúdica, em todos os conteúdos, facilitando a familiarização com a linguagem.”
Com o Novo Ensino Médio no ambiente da universidade, o GA possibilita ao estudante fazer suas escolhas de forma mais assertiva. “Além das atividades pedagógicas, culturais e esportivas, incentivamos a autonomia, o protagonismo e a preparação para a futura carreira. Tudo isso em uma moderna estrutura e com projetos voltados às necessidades da nossa região”, salienta a coordenadora do Ensino Médio, Rosilene König. O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Leonardo Barckert, elogia a possibilidade de realizar disciplinas de cursos técnicos e de graduação, bem como de estagiar em empresas. “Seria muito bom todos os estudantes terem essas oportunidades ainda no Ensino Médio.”
E as emoções?
No GA também é relevante a preocupação com as emoções dos estudantes. Conforme a orientadora educacional, Sheila Lenhard, o acompanhamento ocorre na acolhida, adaptação e vida escolar, envolvendo questões socioemocionais, comportamentais, cognitivas e até em parceria com especialistas que acompanham os alunos fora da instituição. O Grêmio Estudantil também se envolve com atividades que promovam a inclusão, autonomia e a liderança. “A Gincana Estudantil é um belo exemplo disso”, enfatiza o presidente do Grêmio, Eduardo Bersch.
“Conexão com a comunidade”
O atual momento do GA é de conexão com as demandas da comunidade regional. Fundamentadas por pesquisas, as ações visam atender tanto os estudantes até a sua caminhada ao Superior, quanto os empreendedores da região e suas necessidades na formação de líderes inovadores e conectados com a realidade. Conforme o diretor Edson Wiethölter, o GA sempre esteve envolvido com as demandas locais, o que se acentua agora diante das novas e desafiadoras necessidades e expectativas.
“Ampliamos a unidade no São Cristóvão, oferecemos o Ensino Bilíngue, criamos a unidade no Campus Univates, contamos com a primeira marca mutante do Vale, instalamos lousas digitais em todas as salas da Educação Básica e criamos conexões para aproximar o nosso aluno da comunidade, como o programa Estagiário de Aprendizagem Profissional. E vem mais novidades, entre elas, mais uma unidade de ensino e a implantação do ‘Vale do Saber’.”
Atrações de aniversário:
Sábado, dia 5, das 14h às 16h: 1º Encontro de Ex-Alunos na unidade São Cristóvão;
Sábado, dia 5, às 20h30min: Jantar Baile dos 55 anos, no Centro Comunitário Evangélico, com a Banda Celebration;
Terça-feira, dia 8, às 20h: 2º Concerto “Grandes Poetas da Música Brasileira”, no Teatro Univates, com regência de Éderson Drebes e participação especial do Cantantes Grupo Vocal.