Às vésperas da maior feira da região, o movimento no Parque do Imigrante, em Lajeado, é intenso. Equipes trabalham na montagem dos estandes e toda infraestrutura para a programação voltada a negócios e entretenimento.
Nessa reta final, os organizadores também definem os últimos detalhes das atividades técnicas e culturais. A diversidade visa atender público estimado em mais de 150 mil visitantes para essa que é a edição conjunta da Expovale + Construmóbil. A feira também marca os 100 anos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Os preparativos se acentuam até quinta-feira, 10, quando ocorre a abertura. A cerimônia está marcada para 18h. Antes, haverá apresentação da Orquestra Gustavo Adolfo-Univates e às 22h, show do Grupo Tholl. Nesse primeiro dia de programação a entrada será gratuita.
Além disso, a programação cultural ainda conta com espetáculos para o público infantil, de humor, talentos locais e música tradicionalista. Os shows ocorrem no pavilhão ao lado da Praça de Alimentação e tem como atrações confirmadas Badin, Serginho Moah, Os Serranos, Monarcas, Barbarella, Banda Rosas, entre outros.
Nas atividades voltadas aos negócios, entre os destaques estão as palestras técnicas sobre arquitetura, turismo e inovação. A visitação na feira ocorre de 10 a 15 e 17 a 20 de novembro. Os ingressos ao parque podem ser adquiridos pelo site da feira de forma antecipada e com desconto por R$ 13.
Novidades aos visitantes
A feira é a oportunidade de empresas lançarem produtos e serviços ao mercado. Essa é a estratégia do provedor de internet BrasRede. Ela é uma das patrocinadoras do evento e além de distribuir sinal para conectividade dos visitantes, prepara novidades aos usuários.
A empresa com sede em Arroio do Meio atua em dez cidades da região e trabalha com a meta de atender 20 mil clientes até 2023. “Queremos oferecer a melhor experiência e apresentar nossos projetos de expansão e novidades na área de conteúdo”, observa o gerente comercial Marco Antônio Barth.
Outra empresa confirmada para a exposição é a Certel. “Teremos um amplo estande para promover os diferentes negócios da cooperativa, desde a geração e distribuição de energia à venda de eletromóveis e industrialização de postes”, observa o presidente Erineo Hennemann.
A Certel também vai enfatizar o mais novo empreendimento, a construção da Hidrelétrica Bom Retiro, bem como toda a contribuição direcionada ao desenvolvimento socioeconômico da região. Outro propósito é apresentar os diferentes projetos, entre eles, o clube de vantagens.
Momento de retomada
Desde o dia 25 de outubro expositores trabalham para apresentar o que há de melhor em seu segmento. Os serviços persistem até o dia da abertura da feira diante da complexidade de alguns projetos, em especial, no ambiente da Construmóbil. Quem já participou em outras edições considera essa uma das mais importantes por marcar um período de retomada após restrições da pandemia.
Além de oportunidade para fechar vendas, a feira é momento de prospectar clientes. “Nosso objetivo é fazer vários contatos para negócios futuros. Queremos que o visitante conheça nosso produto e os diferenciais”, observa o assistente de vendas da Valeart, Raul Persch.
A empresa com unidade em Estrela atua no segmento de produtos em concreto. “Participamos pela primeira vez da feira em 2010, ficamos duas edições fora e desde 2013 não faltamos mais. Ao marcar presença reforçamos nosso compromisso com a região e apresentamos soluções duradouras
Melhorias no parque
Para receber público estimado em 150 mil visitantes, o governo de Lajeado promoveu melhorias no Parque do Imigrante. As adequações incluem o sistema de esgoto, telhados e ajustes de acessibilidade para estar em acordo com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Conforme o secretário do setor de Obras, Fabiano Bergmann, foram necessárias adequações nos corrimãos e degraus além de manutenção em portões, telas e rede elétrica a fim de comportar todas as atrações durante a feira.
“Na área da antiga arquibancada foi feito o plantio de grama e paisagismo. Já na estrutura dos pavilhões houve melhorias nos acessos e pintura de muros”, enfatiza Bergmann. Ele lembra ainda, que em razão da montagem dos estandes o Parque do Imigrante está com acesso restrito nos próximos dias.