Encontro de Capoeira reúne atletas internacionais

TAQUARI

Encontro de Capoeira reúne atletas internacionais

Evento ocorre em 19 de novembro, no Ginásio de Esportes José Fritz Machado

Encontro de Capoeira reúne atletas internacionais
Além dos profissionais, alunos da rede pública e da Apae participam. Crédito: Divulgação
Taquari

Taquari será sede do 1° Encontro Internacional de Capoeira. Atletas de diversos países estarão reunidos no Ginásio de Esportes José Fritz Machado para a prática e aprendizado da capoeira.

Conforme a organização, são esperados quatro mestres dos Estados Unidos, dois professores do Uruguai e um professor de Porto Rico, além de vinte alunos e outros vinte mestres e contramestres de Porto Alegre. O evento também reúne participantes de outras cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de escolas de Taquari, a Apae e o Instituto Crescer de Porto Alegre.

Um dos organizadores do evento, o professor de capoeira, Luciano Maria, explica que, dentro do esporte, também é desenvolvido o samba de roda, maculelê e a puxada de rede. “Essas atividades culturalmente orbitam o mundo da capoeiragem”, detalha.

Conforme Maria, além dos trabalhos práticos, as aulas também aprofundam os estudos teóricos a respeito de cada uma destas manifestações e valorizam a essência de cada prática.

Saiba mais

A capoeira surgiu nos tempos de escravidão do Brasil, como uma forma de resistência dos escravos traficados da África. Conforme especialistas, é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança e brincadeira.

A capoeira envolve movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos de ginástica. Foi só na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, que a capoeira foi autorizada e reconhecida como esporte nacional.

Acompanhe
nossas
redes sociais