Taquari será sede do 1° Encontro Internacional de Capoeira. Atletas de diversos países estarão reunidos no Ginásio de Esportes José Fritz Machado para a prática e aprendizado da capoeira.
Conforme a organização, são esperados quatro mestres dos Estados Unidos, dois professores do Uruguai e um professor de Porto Rico, além de vinte alunos e outros vinte mestres e contramestres de Porto Alegre. O evento também reúne participantes de outras cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de escolas de Taquari, a Apae e o Instituto Crescer de Porto Alegre.
Um dos organizadores do evento, o professor de capoeira, Luciano Maria, explica que, dentro do esporte, também é desenvolvido o samba de roda, maculelê e a puxada de rede. “Essas atividades culturalmente orbitam o mundo da capoeiragem”, detalha.
Conforme Maria, além dos trabalhos práticos, as aulas também aprofundam os estudos teóricos a respeito de cada uma destas manifestações e valorizam a essência de cada prática.
Saiba mais
A capoeira surgiu nos tempos de escravidão do Brasil, como uma forma de resistência dos escravos traficados da África. Conforme especialistas, é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança e brincadeira.
A capoeira envolve movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos de ginástica. Foi só na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, que a capoeira foi autorizada e reconhecida como esporte nacional.