Comissão analisa suposta quebra de decoro parlamentar

CÂMARA DE LAJEADO

Comissão analisa suposta quebra de decoro parlamentar

Assessoria jurídica do Legislativo autorizou apuração sobre conduta de Mozart Lopez, em sessão durante o período da campanha eleitoral

Comissão analisa suposta quebra de decoro parlamentar
Sessão também foi marcada pela aprovação de quatro projetos. Crédito: Henrique Pedersini
Lajeado

A sindicância por suposta quebra de decoro proposta pelo vereador Márcio Dal Cin (PSDB) para apurar a conduta de Mozart Lopes (Progressistas) teve desdobramentos. Na sessão de ontem, o presidente do Legislativo, Deolí Gräff (Progressistas) anunciou que a representação teve o aval da assessoria jurídica e será encaminhada para análise da Comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar.

Dessa forma, o caso estará em pauta na reunião marcada para a próxima segunda-feira, 7. De acordo com o presidente da comissão, Alex Schmitt (Progressistas), será preciso que dois integrantes se manifestem sobre o destino da solicitação.  Um detalhe é que Dal Cin e Mozart compõem o trio da comissão, mas são partes interessadas. Segundo Deolí, nesse contexto, o Regimento Interno da Casa indica que haja a substituição dos parlamentares. Essa troca, específica para a discussão caberá aos partidos e terá de ser decidida até instantes antes do encontro.

O caso

No dia 27 de setembro, Lopes se posicionou contra o então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de usar adesivos eleitorais, ele reproduziu um suposto áudio de 2017 atribuído ao petista no qual ele afirmaria “querer a morte” do ex-ministro da Economia, Antônio Palocci.
O arquivo, porém, é falso, o que foi reconhecido pelo parlamentar dias depois. Diante da repercussão, Dal Cin apresentou o requerimento. Conforme o tucano, a conduta fere o código de ética da Câmara.

Aprovações

Alguns projetos foram aprovados por unanimidade. Um deles trata da criação de três vagas para o cargo de engenheiro civil com carga horária de 33 horas. Os profissionais serão contratados em função da demanda crescente junto às Secretarias de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade e Obras e Serviços Públicos.

Mediante acordo de lideranças, também receberam o sinal verde o projeto que adiciona nova vaga para secretário de escola. A justificativa do Executivo segue a linha da matéria anterior, ou seja, o atendimento ao trabalho crescente nas instituições. E o texto que amplia o contrato temporário de uma servidora em função de sua gravidez.

A última concordância da noite foi em relação ao projeto que denomina de “Enfermeira Paulina Born” as ruas 14 e 18, localizadas, respectivamente, nos Loteamentos Zeus e Morro de Conventos. De acordo com Marquinhos Schefer (MDB), Paulina trabalhou por 50 anos no posto de saúde do Bairro Conventos e era muito querida pela comunidade. Ela faleceu no dia 26 de agosto de 2017, aos 83 anos, em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais