Uma iniciativa pioneira na região busca qualificar a mão de obra e estimular o turismo. O ciclo de capacitação “Plano de fomento ao trabalho, emprego e renda do Vale do Taquari” será lançado na segunda-feira, 7, em Encantado. Os treinamentos serão oferecidos também em Lajeado, onde o programa será apresentado no dia seguinte. O investimento subsidiado pelo estado é estimado em R$ 2 milhões, e envolve os 36 municípios da região.
As qualificações serão gratuitas para os participantes e para as administrações municipais, e vão abranger diversas áreas. Não há número limite para participantes. Para fazer parte do programa, as gestões municipais devem se cadastrar junto a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).
O vice-presidente da Amturvales e titular da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Charles Rossner, explica que a iniciativa surgiu da parceria entre a Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Renda e Amturvales, que percebeu a necessidade de agir em diferentes frentes.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, Rossner fala que a iniciativa também atacará o desemprego. Para o secretário, o Vale vive momento especial no turismo, mas precisa de qualificação. “Quando falo em turismo, não falo apenas do turismólogo, mas do motorista de ônibus ou de van, que fale duas línguas, por exemplo”, afirmou.
Qualificação contínua
Os treinamentos incluem áreas como elétrica, informática e serviços gerais, e cada participante poderá elencar quais os seus interesses. O calendário de atividades e quantidade de horas que serão desenvolvidas ainda não foram divulgados. A iniciativa oferecerá gratuitamente para qualquer empreendedor um software de gestão de negócios com inteligência artificial.
“Há falta qualificação em toda cadeia produtiva. Por outro lado, há pessoas pedindo auxílio por não ter emprego. Precisamos de profissionais qualificados para crescer”, pontua Rossner. O secretário explica que o projeto deve ser contínuo e vai adequar as necessidades dos municípios. Organizações e instituições como Sebrae, Univates e IFSul apoiam a iniciativa.