Cuidar de si: um ato de amor ao próximo

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

Cuidar de si: um ato de amor ao próximo

Parece contraditório, mas vamos lá.

Sabemos (ou deveríamos saber) que somos responsáveis por nossas escolhas e, logicamente, pelas suas consequências.

Desde a escolha do sofá ao quanto nos dedicamos no trabalho, tudo o que fazemos hoje irá repercutir em nosso estado futuro. É assim na nossa vida financeira, pessoal, profissional e também no que diz respeito à nossa saúde.

Baseado no quanto você cuida da sua saúde hoje, como imagina que estará sua vida no futuro?

Pense como serão os momentos com familiares e amigos daqui a 10 anos. Ou 20, ou até daqui a 30 anos. Você com certeza imaginou estar compartilhando momentos felizes e eu espero que assim venha a ser.

Por uma série de fatores associados ao estilo de vida cada vez mais sedentário e a alimentos cada vez piores, a população está cada vez mais suscetível a problemas cardíacos e circulatórios. Os maus hábitos podem levar ao aumento da gordura corporal, à hipertensão e por consequência a infartos e derrames (AVCs e AVEs). Existe um número enorme de doenças que podem afetar a independência, mas vamos nos concentrar nessas em que sua ocorrência pode ser evitada adotando uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos.

Vivemos em sociedade, em famílias, em núcleos e quando um de nós sofre, é inevitável que os mais próximos sofram junto, obrigando-os a aderirem a novas rotinas: dormir em hospitais, revezar cuidados, acompanhar consultas, readequar a moradia. Tudo isso trazendo consigo noites sem dormir, desânimo, preocupação e comprometimento profissional.

É doloroso e sensível abordar esse tema, e é provável que você já tenha vivido alguma situação similar. O objetivo aqui é buscar que menos pessoas tenham que passar por isso, seja como familiar ou protagonista desse drama.

Precisamos compreender que somos, sim, responsáveis por nossas escolhas, mas não seremos os únicos a sofrer com as consequências.

Quanto antes você despertar para a necessidade de acompanhar e cuidar da sua saúde e buscar desenvolver bons hábitos, menores são as chances de ser dependente de quem o cerca e maiores são as chances de viver aqueles momentos felizes que imaginou no início do texto.

Não somente um ato de amor próprio, cuidar de si mesmo é, também, uma demonstração genuína de amor ao próximo.

Acompanhe
nossas
redes sociais