Curso qualificará mão de obra na região

Turismo

Curso qualificará mão de obra na região

Ciclo de capacitação terá polos em Lajeado e Encantado. Estado investirá R$ 2 milhões em iniciativa piloto

Vale do Taquari

O Vale do Taquari recebe a partir deste mês de novembro um ciclo de capacitação voltado para a área do turismo. O lançamento ocorre no dia 7 em Encantado, e no dia 8, em Lajeado. As cidades serão a sedes dos cursos, que serão oferecidos gratuitamente. O investimento é estimado em R$ 2 milhões e será subsidiado pelo Estado. O projeto é pioneiro e piloto.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e titular da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Charles Rossner informa que a iniciativa atacará o desemprego.

“O Vale vive momento especial no turismo, mas precisa de qualificação. Hoje se tem turistas buscando produtos e o empreendedor bitolado.” Encantado, a cidade expoente ao turismo no Vale com o Cristo Protetor, não tem nenhum guia turístico formado no Cadastur.

“Há pessoas que fizeram o curso e estão aguardando o cadastro, mas é uma dificuldade que se tem. Se vem uma empresa hoje, precisamos buscar em outro município ou região.” A formação no curso técnico de nível médio de guia leva dois anos e tem 840h.

Organizações como Sebrae, Univates e IFsul apoiam. “Há falta qualificação em toda cadeia produtiva. Por outro lado, há pessoas pedindo auxílio por não ter emprego. Precisamos de profissionais qualificados para crescer”, pontua Rossner. A iniciativa ainda oferecerá para qualquer empreendedor um software de gestão com inteligência artificial.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais