“O progresso não depende somente dos representantes políticos”

ABRE ASPAS

“O progresso não depende somente dos representantes políticos”

Aos 19 anos, a lajeadense Poliana Schneider participou das Eleições pela primeira vez neste ano. Além de votar, a estudante de engenharia química também foi convocada para ser secretária no primeiro e segundo turno. Para ela, cada vez mais os jovens devem defender suas ideologias e dar atenção à política

“O progresso não depende somente dos representantes políticos”
Foto: Arquivo Pessoal

Esta é a primeira vez que você vota. Qual a importância desse momento?

Sim, esta é a primeira eleição que participo. Acredito que, no Brasil, exercer a cidadania é extremamente importante, principalmente entre os jovens, visto que devemos defender nossas ideologias e buscar maior participação política a cada eleição.

Além disso, foi chamada para trabalhar. Qual a sua função?

Fui convocada para ser secretária. No primeiro turno foi um pouco desafiador, já que não tinha experiências. Porém, com o treinamento e o auxílio dos outros componentes de mesa, no segundo turno foi mais tranquilo.

Durante o trabalho como secretária, presenciou alguma situação curiosa?

Com o decorrer do período de votações pude perceber que a informação sobre o documento com foto foi uma das coisas que não atingiu grande parte dos cidadãos desta sessão. Alguns não votaram devido à falta de documento. A biometria foi algo que trouxe atraso nas filas para a votação devido ao terminal eletrônico. Desta forma, muitos se sentiram insatisfeitos com a grande fila de espera.

Vivemos neste ano um momento de muita polarização na política. Qual a sua opinião sobre isso?

Acredito que, ao contrário do país democrático em que vivemos, muitos votos foram influenciados, não por ideologias, mas sim por rivalidades políticas. Por nomes de candidatos e não por propostas futuras associadas ao desenvolvimento do país.

Na sua opinião, quais as principais demandas do povo hoje?

O brasileiro sempre clama pelo progresso e desenvolvimento do país, porém em meio ao momento político, vivenciamos grandes projetos e a visibilidade do público necessitado foi deixada de lado. Vivenciamos anos de crise em meio à política, educação, economia, segurança e saúde. Assim, acredito que precisamos de um desenvolvimento voltado não somente ao todo, mas sim analisando as necessidades dos municípios.

O que espera do governo nos próximos anos?

Independente da minha ideologia política acredito que quem assumir o cargo de governador do estado e presidente deve atender o público de forma a assistir este por inteiro, analisando as maiores demandas do estado, do país e assegurar, acima de tudo, o desenvolvimento dentro da saúde, educação, economia, segurança.

Como imagina o Brasil daqui a quatro anos, na hora de ir às urnas outra vez?

Acredito que o progresso do país e do estado não depende somente dos representantes políticos que ocupam os cargos no país, desta forma visualizo um país independente de quem esteja no governo. Sabemos das grandes dificuldades que o Brasil enfrenta atualmente. Cobrarmos dos representantes políticos é uma forma de exercermos a nossa cidadania. O voto é extremamente importante.

Acompanhe
nossas
redes sociais