O espírito empreendedor pode produzir ciência, transformar vidas e gerar crescimento. E este é o caso do CRON – Centro Regional de Oncologia, que desde 1998 atua no Vale do Taquari para atender pacientes oncológicos e que precisam de tratamentos imunobiológicos. Contudo, essa jornada começa antes, mais precisamente em 1983, quando o Dr. Hélio Fernandes chegou a Lajeado para atuar como cirurgião oncológico e deu largada ao desenvolvimento da iniciativa.
Natural de Porto Alegre, Fernandes é o segundo médico da família. Sua decisão de vir a Lajeado, por exemplo, foi na esteira do movimento da irmã, também profissional da medicina. Na cidade, observou a necessidade de ampliar o atendimento aos pacientes com câncer.
“Naquele momento, só fazia cirurgia. A partir de 1984, voltei aos meios acadêmicos para complementar minha formação na área de oncologia. Esse retorno me permitiu germinar a semente de um serviço de oncologia”, conta.
Esse movimento nasceu com o intuito de tratar os pacientes com câncer da região sem a necessidade de deslocá-los até Porto Alegre. Nos primeiros anos, havia uma área no Hospital Bruno Born onde era executado alguns tipos de quimioterapia.
“Foi um processo que trouxe qualificação técnica de resolubilidade. A oncologia foi, talvez, o primeiro grande passo, no sentido de se diferenciar mais”, analisa Fernandes.
A partir desse processo, cresceu a necessidade de aumentar o espaço de atendimento. Por isso, Fernandes procurou a parceria de outros profissionais. Primeiro, a doutora Inês Guterres, que permitiu a inclusão da oncologia clínica. Isso foi essencial para proporcionar a habilitação da montagem de um serviço de maior estrutura.
“Essa parceria nos trouxe o Dr. Hugo Schünemann, que tive a oportunidade de conhecer ainda nos anos 1980, quando realizava as especializações”, explica.
Assim, em 1998, o CRON foi oficialmente inaugurado. Primeiro, no HBB, com uma parceria que se estendeu até 2006, quando se mudou para o Hospital Estrela. Atualmente, o Centro tem uma área diferenciada no Centro Comercial 300, inaugurada no primeiro semestre deste ano.
“O objetivo é permitir que possamos atender em plenitude todos esses pacientes num ambiente humanizado. Isso motiva outros segmentos a se aprimorarem também”, analisa Fernandes, ao ilustrar como o investimento em ciência e educação colabora para o desenvolvimento de toda a região.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9: