Há 20 anos, Baile da Garota Calçadista

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Baile da Garota Calçadista

Alessandra Vieira foi a primeira colocada. Crédito: FOTOS Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Há 20 anos, o Centro Comunitário Martin Luther, em Teutônia, sediava o 9º Baile dos Calçadistas de Teutônia. O ponto alto do evento era a escolha da garota calçadista. Naquele ano, o título era disputado por 12 candidatas.

A vencedora foi Alessandra Vieira, representante da Teutônia Calçados. Como 1ª Princesa, os jurados escolheram Cristina Feldmann, da Disport do Brasil. Para 2ª Princesa, era eleita Jaqueline Tirtz, da Calçados Milênio. Além da corte, como Miss Simpatia foi escolhida Margarete Lubacheuski, representante da Calçados Reifer.


Enquanto isso…

Obesidade infantil – Vinte anos atrás, a obesidade infantil já preocupava as autoridades de saúde no Brasil. Uma pesquisa feita com quase cem crianças mostrava que as preferências dos pequenos no almoço eram batatas fritas, macarrão, refrigerante e salsicha. Isso preocupava os pesquisadores, já que, conforme o estudo, a escolha dos menores refletia a realidade das dietas.


Hoje é Dia do Servidor Público, Dia Internacional da Animação e Dia Mundial do Judô

Santo do dia: São Judas Tadeu e São Simão


HÁ 50 ANOS

Comarca de Arroio do Meio

Cinquenta anos atrás, era instalada a Comarca de Arroio do Meio. De acordo com o Jornal O Informativo, a cerimônia ocorria no Fórum da cidade e depois uma confraternização estava prevista no salão de festas da Comunidade Evangélica São Paulo.


Luta contra o analfabetismo

Cinquenta anos atrás, Estrela lutava para manter o posto de “município mais alfabetizado do Brasil”. Conforme o Jornal Nova Geração, o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) era “uma ameaça ao título”, já que cidades de São Paulo já alcançavam índices semelhantes à Princesa do Vale.
Há 50 anos, Estrela tinha em torno de 300 analfabetos. Destes, metade frequentava cursos de alfabetização. De acordo com o NG, as equipes municipais estavam em “uma verdadeira cruzada” para matricular todos e garantir o ensino universal na cidade.


Rede de água em Estrela

A Corsan pretendia implantar 13km de rede de água na cidade. Primeiro, conforme o plano da administração, seriam atendidas as ruas Ernesto Alves, Chachá Pereira e Coronel Brito. Outra obra prevista era o reservatório de água no bairro dos Bombeiros, hoje bairro dos Estados. Há 50 anos, essa obra estava em processo de licitação.


Enquanto isso…

Acordos internacionais – Cinquenta anos atrás, o Brasil e a Costa do Marfim assinavam acordos de cultura e comércio. Naquela época, o diplomata brasileiro Mário Gibson Barboza cumpria agenda em diversos países da África para estreitar as relações no eixo Sul-Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais