Um aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado foi destaque em etapa do 2º Campeonato Estadual de Bocha Adaptada, realizado na cidade de Portão, na segunda-feira, 24. Com o quarto lugar na categoria BC4, o pequeno Wesley dos Santos, 10, foi recepcionado com muita festa no retorno à cidade.
Ele esteve acompanhado em Portão dos professores Magiela Drasch e Rogério Worm e foi um dos cerca de 40 atletas envolvidos na competição organizada pela Federação das Apaes do Rio Grande do Sul. No total, entre as delegações, cerca de 130 pessoas de 15 cidades do RS estiveram presentes no evento.
A professora Magiela Dresch conta que a experiência foi muito gratificante e que Wesley chamou a atenção pela idade e potencial demonstrado. “Ele foi a peça chave do evento, todo mundo adorou, deu dicas, elogiou e falou sobre a capacidade de melhorar cada vez mais”, diz a professora, também agradecendo a mãe Catarina da Silva, muito participativa e atenciosa.
Segundo a professora, foi maravilhoso vivenciar mais uma competição representando a Apae Lajeado. “Muitos participantes foram premiados, queremos agora trabalhar cada vez mais para melhorar o rendimento do Wesley.”
Junto dela, esteve presente o professor Rogério, conhecido como Farelo. Ele inclusive foi convidado para ser árbitro na competição e também estará na arbitragem da Olimpíada Nacional, que ocorre em Aracaju, Sergipe, no fim do ano.
A bocha adaptada
As categorias são divididas entre as classes BC1, destinada para participantes com paralisia cerebral que podem jogar com mãos e pés, mas que também podem ter auxiliares. BC2, onde os atletas possuem paralisia cerebral e não é permitido auxiliar, podendo ser adaptada uma cesta ou suporte para a bola. A BC3 possui um grau de comprometimento maior, onde o jogador é assistido por alguém que direciona a calha. Na categoria BC4 os atletas possuem outras deficiências que não são cerebrais.