Instalados desde maio, os novos controladores de velocidade ainda não tem data para entrar em operação. Os equipamentos foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e repassados para responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A autoridade policial elaborou relatório que indica a necessidade de ajustes por parte da concessionária. Entre as demandas, o reforço na sinalização a fim de melhor orientar os motoristas. De acordo com a CCR ViaSul esses ajustes serão providenciados mas ainda não há um prazo para concluir as adequações.
Ao todo, na BR-386 são nove equipamentos, dois deles no trecho do Vale do Taquari. Ainda conforme a CCR ViaSul a instalação estava prevista no contrato de concessão assinado em 2020. O reforço na sinalização é uma forma de conscientizar o motorista e alertar para a punição por meio de multa caso exceda os limites de velocidade.
Já em relação aos locais, eles foram definidos a partir de sugestão da PRF que considera trechos com histórico de acidentes por excesso de velocidade. Neste caso, um dos pontos com radar fixo é o trevo da Via Láctea, em Fazenda Vilanova, e o outro em área de declive acentuado em Pouso Novo.
De acordo com o chefe da 4ª delegacia da PRF, com sede em Lajeado, Paulo Reni da Silva, o relatório com apontamentos sobre a necessidade de reforçar a sinalização partiu da superintendência. “Nosso trabalho foi indicar os pontos mais críticos e que mesmo com outras ações de fiscalização não se mostraram eficazes para evitar a recorrência de acidentes graves”.
Após a instalação das novas placas, a PRF fará nova vistoria. Superada essa etapa, ainda serão necessários estudos e levantamentos técnicos. Os resultados passam por análise da Divisão de Gestão e Processamento de Infrações (DGPI), responsável pelo cadastro dos radares no sistema de fiscalização.
Três anos depois
A rodovia está sem os radares fixos desde janeiro de 2019 quando encerrou o contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a fabricante. Desde então, o controle de velocidade é feito com equipamentos móveis da PRF.
Outro sistema instalado pela CCR ViaSul é o monitoramento por câmeras. As imagens não são usadas para autuação. Isso somente será possível mediante convênio com a PRF, sinalização e espelhamento de imagens na central do comando rodoviário. Na extensão de 265,8 quilômetros são 215 câmeras.
Controlador de fluxo
A concessionária também busca conscientizar os motoristas por meio de painéis que registram a velocidade. Os equipamentos foram instalados no trecho em obras entre Lajeado e Marques de Souza. Outro dispositivo que chama a atenção dos condutores é o controlador de fluxo próximo da ponte do Rio Taquari.
De acordo com o chefe da 4ª delegacia da PRF, Paulo Reni da Silva, além dos dispositivos de conscientização, a orientação é que o usuário da rodovia obedeça o limite de velocidade em acordo com a sinalização vertical. “À medida que as obras de implantação de faixas avancem, pode vir a ser necessário adequações.”