PRF pede reforço em sinalização para ativar radares na BR-386

COBERTURA PRECÁRIA

PRF pede reforço em sinalização para ativar radares na BR-386

Rodovia está desde 2019 sem fiscalização por dispositivos fixos. Dos nove equipamentos instalados na BR, nenhum está em operação

PRF pede reforço em sinalização para ativar radares na BR-386
Vistoria da PRF aponta necessidade de mais placas indicativas dos radares para multar infratores . Crédito: Felipe Neitzke
Vale do Taquari

Instalados desde maio, os novos controladores de velocidade ainda não tem data para entrar em operação. Os equipamentos foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e repassados para responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A autoridade policial elaborou relatório que indica a necessidade de ajustes por parte da concessionária. Entre as demandas, o reforço na sinalização a fim de melhor orientar os motoristas. De acordo com a CCR ViaSul esses ajustes serão providenciados mas ainda não há um prazo para concluir as adequações.

Ao todo, na BR-386 são nove equipamentos, dois deles no trecho do Vale do Taquari. Ainda conforme a CCR ViaSul a instalação estava prevista no contrato de concessão assinado em 2020. O reforço na sinalização é uma forma de conscientizar o motorista e alertar para a punição por meio de multa caso exceda os limites de velocidade.

Já em relação aos locais, eles foram definidos a partir de sugestão da PRF que considera trechos com histórico de acidentes por excesso de velocidade. Neste caso, um dos pontos com radar fixo é o trevo da Via Láctea, em Fazenda Vilanova, e o outro em área de declive acentuado em Pouso Novo.

De acordo com o chefe da 4ª delegacia da PRF, com sede em Lajeado, Paulo Reni da Silva, o relatório com apontamentos sobre a necessidade de reforçar a sinalização partiu da superintendência. “Nosso trabalho foi indicar os pontos mais críticos e que mesmo com outras ações de fiscalização não se mostraram eficazes para evitar a recorrência de acidentes graves”.

Trevo em Fazenda Vilanova é um dos pontos com radar fixo. Equipamentos instalados em maio, porém, seguem desativados. Crédito: Felipe Neitzke

Após a instalação das novas placas, a PRF fará nova vistoria. Superada essa etapa, ainda serão necessários estudos e levantamentos técnicos. Os resultados passam por análise da Divisão de Gestão e Processamento de Infrações (DGPI), responsável pelo cadastro dos radares no sistema de fiscalização.

Três anos depois

A rodovia está sem os radares fixos desde janeiro de 2019 quando encerrou o contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a fabricante. Desde então, o controle de velocidade é feito com equipamentos móveis da PRF.

Outro sistema instalado pela CCR ViaSul é o monitoramento por câmeras. As imagens não são usadas para autuação. Isso somente será possível mediante convênio com a PRF, sinalização e espelhamento de imagens na central do comando rodoviário. Na extensão de 265,8 quilômetros são 215 câmeras.

Controlador de fluxo

A concessionária também busca conscientizar os motoristas por meio de painéis que registram a velocidade. Os equipamentos foram instalados no trecho em obras entre Lajeado e Marques de Souza. Outro dispositivo que chama a atenção dos condutores é o controlador de fluxo próximo da ponte do Rio Taquari.

De acordo com o chefe da 4ª delegacia da PRF, Paulo Reni da Silva, além dos dispositivos de conscientização, a orientação é que o usuário da rodovia obedeça o limite de velocidade em acordo com a sinalização vertical. “À medida que as obras de implantação de faixas avancem, pode vir a ser necessário adequações.”

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