Mais de 290 mil eleitores voltam às urnas na região no próximo domingo, 30, para o segundo turno de uma das eleições mais polarizadas da história do país desde a redemocratização. Até lá, serão oito dias de intensos preparativos da Justiça Eleitoral para garantir a lisura do processo, bem como da corrida de candidatos e militantes na busca do voto.
Em Lajeado, os preparativos ocorrem desde semana passada no Cartório da 29ª Zona Eleitoral, com a geração das mídias e a carga de urnas eletrônicas. O último carregamento de dados ocorreu ao longo dessa semana, correspondente às quase 200 urnas que serão destinadas às seções e locais de votação no maior colégio eleitoral do Vale.
Conforme a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Betânia Rohde, na próxima semana, será feita uma cerimônia de inspeção das urnas eletrônicas, semelhante ao processo feito antes do primeiro turno. As atividades foram agendadas para os dias 26 e 27, às 10h. No sábado, véspera do pleito, será emitida a zerésima do sistema de gerenciamento da totalização, das 15h às 16h.
Também houve substituição de mesários. Alguns que atuaram no primeiro turno já haviam informado a Justiça Eleitoral de que não poderiam trabalhar no segundo turno por conta de viagens previamente agendadas devido ao feriadão.
Mudança de local de votação
Em Teutônia, o maior colégio eleitoral do Vale do Taquari sofreu alterações. As dez seções da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin, no bairro Canabarro, foram deslocadas para a Comunidade Católica, que fica ao lado da instituição de ensino.
O motivo da troca, conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Teutônia, Luciane Lima, se dá pelas obras que ocorrem na escola, bem como a dificuldade de acessibilidade no local. No primeiro turno, filas persistiram no local até depois do horário limite de votação (17h).
Pela divisão estabelecida, quatro seções ficarão dentro do ginásio, cinco nas salas localizadas na parte inferior da comunidade e uma na capelinha. Mais de 3,8 mil eleitores estão aptos a irem às urnas neste local.
Mesma formatação
As forças de segurança também alinham estratégias para o próximo domingo. Apesar do primeiro turno ter sido, de forma geral, tranquilo, a Brigada Militar terá a mesma quantidade de agentes para trabalhar, segundo o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), Alessandro Bernardes.
“Não tivemos nenhuma ocorrência, mas teremos a mesma formatação dinâmica que foi empregada naquela ocasião, com todo o efetivo disponível, dividido em turnos. Alguns com concentração maior”, salienta.
Bernardes ressalta que a BM não subestima o cenário de polarização no pleito, mas o primeiro turno dá uma tranquilidade maior para o pleito de 30 de outubro. “Mas sempre estaremos preparados para qualquer situação”, garante.
Na próxima semana, as forças de segurança – BM, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Trânsito e Batalhão Rodoviário – devem se reunir para alinhar as últimas estratégias ao segundo turno.
“Eleitor foi maltratado”
Em entrevista à Rádio A Hora, o promotor eleitoral de Lajeado, Sérgio Diefenbach disse acreditar que, no segundo turno, as longas filas e a demora para votar não se repetirão. O motivo principal é que serão apenas dois votos (governador e presidente). Mas, para as próximas eleições, defende que processos sejam revistos pela Justiça Eleitoral.
“O eleitor foi muito maltratado na fila de espera. As pessoas passarem uma hora na fila é algo que não combina com o século 21. Faltou dignidade ao cidadão. E os mesários também foram maltratados, por ficarem igualmente esperando com suas urnas, disquetes embaixo do braço. Alguns não conseguiram nem sair para o almoço, pois teve fila o tempo inteiro na votação”, frisa.
Como solução, Diefenbach acredita ser necessária uma segunda zona eleitoral em Lajeado, o que já ocorre em cidades maiores. “Com isso, se teria mais distribuição de sessões eleitorais e dos eleitores. Tem que se pensar algo para as próximas eleições gerais”, avalia.
Número das eleições no Vale
- 292,1 mil eleitores aptos
- 3,9 mil mesários
- 495 locais de votação
- 1.013 seções
- 1.078 urnas eletrônicas