O Magnatas da Bola, equipe de basquete 3×3 de Encantado, participou do Campeonato Brasileiro da modalidade. Os jogos ocorreram em Ipatinga, Minas Gerais, e encerraram nessa segunda-feira com o Botafogo/Maricá campeão.
Inclusive, o campeão foi o primeiro adversário do time do Vale na competição. Vitória por 22 a 7. Na outra partida que jogou, o Magnatas perdeu para o Instituto EduMariano, da Bahia, por 20 a 11. Com isso, a equipe terminou em 12º lugar no Brasileiro. “É uma posição excepcional para quem participou pela primeira vez do torneio”, cita Elias Vichinheski, o “Bala”, atleta e responsável pela equipe.
Ele destaca que o primeiro jogo contra o Botafogo foi um aprendizado, pois a equipe é a base da Seleção Brasileira da modalidade. “Foi uma honra jogar contra eles, aprendemos bastante.”
A equipe do Magnatas foi formada por Elias Chanan Vichinheski, o “Bala”, Mateus Henicka, Leonardo Girardi e Josué Delazeri. Henicka foi o cestinha da equipe com 16 pontos.
A classificação
O participação no Brasileiro se deve a campanha da equipe em 2022. Após vencer todas as etapas do Campeonato Gaúcho, o Magnatas da Bola se classificou para o Sul-Brasileiro, em Balneário Camboriú. Lá a equipe ficou em segundo lugar, perdendo para o Our Team, de Joinville.
Bala comenta que do time campeão gaúcho para o que disputou o Brasileiro houveram duas mudanças. Gustavo Santos foi contratado pelo União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, para a disputa do NBB. Já Vitor Brum, por compromissos profissionais, jogou apenas o Sul-Brasileiro. Ele acredita que se tivessem com o time que venceu o estadual poderiam ter ido mais longe no Brasileirão. “Acredito que tudo tem um propósito e ter feito uma bela campanha na primeira vez que jogamos, já coroa o bom 2022 que tivemos.”
Próximos desafios
Depois de disputar o Brasileiro, o Magnatas da Bola foca no Circuito Gaúcho, evento que ocorre em paralelo ao Gauchão tem a final programada para Pelotas, em junho de 2023. Para o próximo ano, o objetivo é vencer novamente o estadual para voltar mais preparado ao Brasileiro. “Estamos com um projeto bem interessante e a comunidade do Vale comprou a nossa ideia e está nos ajudando.”
Saiba mais
O Sporting Futebol Club Magnatas da Bola foi criado em 3 de fevereiro de 2007 com a intenção de disputar competições de futebol 7 e futsal. Com o passar dos anos, migrou para outras modalidades como voleibol e atletismo, até que em 2020 ingressou no basquete 3 x 3. Bala e Tiago Cardoso foram os idealizadores do projeto.