Equipe de Encantado figura entre as melhores do país

Basquete

Equipe de Encantado figura entre as melhores do país

Equipe de Encantado figura entre as melhores do país
Equipe do Vale participou do Brasileiro pela primeira vez - divulgação
Encantado

O Magnatas da Bola, equipe de basquete 3×3 de Encantado, participou do Campeonato Brasileiro da modalidade. Os jogos ocorreram em Ipatinga, Minas Gerais, e encerraram nessa segunda-feira com o Botafogo/Maricá campeão.

Inclusive, o campeão foi o primeiro adversário do time do Vale na competição. Vitória por 22 a 7. Na outra partida que jogou, o Magnatas perdeu para o Instituto EduMariano, da Bahia, por 20 a 11. Com isso, a equipe terminou em 12º lugar no Brasileiro. “É uma posição excepcional para quem participou pela primeira vez do torneio”, cita Elias Vichinheski, o “Bala”, atleta e responsável pela equipe.

Ele destaca que o primeiro jogo contra o Botafogo foi um aprendizado, pois a equipe é a base da Seleção Brasileira da modalidade. “Foi uma honra jogar contra eles, aprendemos bastante.”

A equipe do Magnatas foi formada por Elias Chanan Vichinheski, o “Bala”, Mateus Henicka, Leonardo Girardi e Josué Delazeri. Henicka foi o cestinha da equipe com 16 pontos.

A classificação

O participação no Brasileiro se deve a campanha da equipe em 2022. Após vencer todas as etapas do Campeonato Gaúcho, o Magnatas da Bola se classificou para o Sul-Brasileiro, em Balneário Camboriú. Lá a equipe ficou em segundo lugar, perdendo para o Our Team, de Joinville.

Bala comenta que do time campeão gaúcho para o que disputou o Brasileiro houveram duas mudanças. Gustavo Santos foi contratado pelo União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, para a disputa do NBB. Já Vitor Brum, por compromissos profissionais, jogou apenas o Sul-Brasileiro. Ele acredita que se tivessem com o time que venceu o estadual poderiam ter ido mais longe no Brasileirão. “Acredito que tudo tem um propósito e ter feito uma bela campanha na primeira vez que jogamos, já coroa o bom 2022 que tivemos.”

Próximos desafios

Depois de disputar o Brasileiro, o Magnatas da Bola foca no Circuito Gaúcho, evento que ocorre em paralelo ao Gauchão tem a final programada para Pelotas, em junho de 2023. Para o próximo ano, o objetivo é vencer novamente o estadual para voltar mais preparado ao Brasileiro. “Estamos com um projeto bem interessante e a comunidade do Vale comprou a nossa ideia e está nos ajudando.”

Saiba mais

O Sporting Futebol Club Magnatas da Bola foi criado em 3 de fevereiro de 2007 com a intenção de disputar competições de futebol 7 e futsal. Com o passar dos anos, migrou para outras modalidades como voleibol e atletismo, até que em 2020 ingressou no basquete 3 x 3. Bala e Tiago Cardoso foram os idealizadores do projeto.

Acompanhe
nossas
redes sociais