Dois homens foram presos por ameaça e extorsão em ação das polícias gaúcha e paulista na manhã desta terça-feira, 18, em Lajeado. Eles são integrantes de uma facção e exigiam o pagamento de R$ 500 mil para “permitir” que uma distribuidora de cigarros de São Paulo atuasse no Rio Grande do Sul, identificou a investigação, iniciada pela Delegacia de São José do Rio Preto, no interior de SP.
Apesar das ameaças contra as vítimas e familiares delas, a polícia foi procurada. Medidas de segurança foram adotadas e o valor exigido não foi pago. O inquérito identificou os suspeitos. Os criminosos ameaçavam realizar um ataque em Lajeado, caso não houvesse pagamento do valor exigido.
Os mandados de prisão e de busca expedidos pela Justiça de São José do Rio Preto foram cumpridos nesta terça-feira por agentes paulistas e do Deic, com apoio de policiais da Delegacia de Bom Retiro do Sul e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Lajeado. A ação ocorreu nos bairros Jardim do Cedro, Florestal, Moinhos e Centro. Dois homens de 35 e 48 anos de idade foram presos e recolhidos ao Presídio Estadual de Lajeado.