Servidores aposentados cobram apoio para evitar exonerados

CÂMARA DE LAJEADO

Servidores aposentados cobram apoio para evitar exonerados

Decisão do STF impede prefeitura de contratar profissionais aposentados pelo INSS. Decisão impacta em pelo menos 50 servidores em Lajeado

Servidores aposentados cobram apoio para evitar exonerados
Fornari foi um dos vereadores que prometeu apoio aos servidores (Crédito: Henrique Pedersini)
Lajeado

A presença de servidores públicos municipais foi o principal fato da sessão desta terça-feira, 18 na Câmara de Vereadores de Lajeado. Cerca de 30 pessoas foram até a sede do Legislativo solicitar apoio para não serem retirados de suas funções. A possibilidade surgiu após decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a partir de agosto de 2016, de atuarem em prefeituras.

Durante a sessão desta noite, vários vereadores manifestaram apoio a causa e prometeram colaborar para que não ocorram demissões. Isidoro Fornari (PP) lembrou que é servidor público e que poderia estar entre os que poderão ser obrigados a sair do cargo. “O Executivo tem que fazer essas alterações, nós não podemos. Estamos preocupados”, completou.

A estimativa é que pelo menos 50 profissionais sejam afetados pela decisão em Lajeado, muitos deles professores. O grupo aguarda o agendamento de reunião com o prefeito Marcelo Caumo. Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lajeado, Patrícia Cristina Rambo, há solução para o impasse que depende da mudança na legislação. “Muitos ganham um salário-mínimo de aposentadoria e ainda fizeram empréstimos, organizaram assim sua vida financeira desta maneira, envolve filhos, é uma situação muito difícil”, comenta.

Um projeto foi aprovado pelos vereadores, que denomina de Otto Kunrath a rua “F” no loteamento Germânia, no bairro Conventos. Após a sessão, o Delegado Juliano Stobbe fez uma explanação sobre a atuação da Delegacia de Repressão Às Ações Criminosas Organizadas (Draco) no espaço da Tribuna Livre.

Ouça a entrevista com a presidente do sindicato dos servidores municipais de Lajeado, Patrícia Cristina Rambo:

Acompanhe
nossas
redes sociais