Sem barreiras para o esporte

Corrida inclusiva

Sem barreiras para o esporte

Atletas com deficiência física e visual se destacam em evento promovido pela Santiago Running

Sem barreiras para o esporte
Vale do Taquari

Ser os olhos de outra pessoa, assim foi o domingo de Tiago Muniz. O atleta de Lajeado foi o guia de um deficiente visual na Santiago 24h. Promovida pela equipe Santiago Running, o evento de corrida e caminhada ocorreu no Parque Pôr do Sol, em Bom Retiro do Sul. Este ano e contou com corrida com handbikes, deficientes visuais e caminhada inclusiva. A prova reuniu cerca de 400 pessoas.

Tiago Muniz (branco) foi guia pela primeira vez em um evento. Atleta tem projeto criar uma equipe em Lajeado – foto: Karine Pinheiro

“É uma coisa inexplicável, é um sentimento muito bom poder ajudar um atleta que corre desde os anos 80”, relata Muniz.
Durante o trajeto, o guia orientava onde tinha os quebra-molas e também sobre as curvas. Além disso, relatava como era as casas, paisagens e os animais que estavam na via. “Pedi para ele me dizer sobre o que tem em torno, gosto de relaxar durante a prova, com isso o tempo passa mais rápido”, destaca Oneide de Souza Figueiredo, após concluir a prova dos 10km

Policial Militar, Muniz destaca que pretende criar um projeto semelhante no Vale do Taquari. “Tem várias pessoas que as vezes precisam apenas de uma chance e um estímulo, temos que dar essa oportunidade para elas”, explica.

Caminhada inclusiva

Além da corrida para deficientes visuais e com handbikes, a Santiago 24h teve a caminhada inclusiva. Uma das participantes foi Rejane Silva da Costa, 62. Deficiente visual, veio de Novo Hamburgo para participar pela primeira vez do evento. “Foi algo inesquecível. Um trajeto bom e bem gostoso. Pessoal que estava comigo me passou todos os detalhes que estava acontecendo ao meu redor”, relata.

Rejane Silva da Costa, 62, veio de Novo Hamburgo para participar da caminhada da inclusão – foto: Ezequiel Neitzke

Personalidades presentes

A prova contou com a participação de diversos atletas conhecidos no cenário estadual, nacional e internacional, como Geni Mascarello, hepta campeã da Maratona de Porto Alegre; Vera Luiza Bergamo participante da Paraolimpíadas de Seul, em 1988; e do ultramaratonista Tiarles Santos.

Natural de Santo Antônio da Patrulho, participou no dia 30 de setembro de uma prova de 246km entre Atenas e Esparta, na Grécia. Nesse domingo esteve em Bom Retiro do Sul para acompanhar a prova.

Tiarles foi homenageado pela equipe da Santiago Running – foto: Ezequiel Neitzke

Em entrevista para o A Hora, Santos explicou que a prova na Grécia era composta por 76 pontos de corte. O atleta tinha como objetivo concluir os 246km em 28h, porém com o calor de mais de 35ºC, terminou a corrida em 34h44min, sendo o primeiro gaúcho e o 17º brasileiro a completar a prova em 40 anos de história. “É uma das provas mais difíceis do mundo.”

A preparação para a prova foi 18 meses. Durante a semana percorria média de 200km. “Participar da ultra-maratona é a parte mais fácil, difícil é a preparação.”

Agora, segue treinando para disputar o Campeonato Sul-Americano 24, em 14 de novembro.

Avaliação

Para Juliano Santiago, promotor do evento, a corrida foi marcante, de muita superação. “Abrimos as portas e demos oportunidades para as pessoas com alguma necessidade especial mostrarem para sociedade que estão ali, que precisam ser vistas e que temos que olhar elas de uma forma especial.”
Santiago destaca que apesar do tempo instável, o público se fez presente no evento. Agora a comissão organizadora inicia a preparação para o próximo ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais