Propor soluções para os problemas relacionados à administração pública e tornar os serviços mais ágeis e transparentes. É com este objetivo que o governo de Lajeado lança, na próxima segunda-feira, 24, o programa “Inova Servidor”. A iniciativa também prevê um prêmio aos funcionários que tiverem projetos selecionados. O bônus está previsto em matéria que tramita na câmara de vereadores.
O programa conta com uma série de capacitações, workshops e cursos rápidos de metodologias e inovação aberta. Pela proposta, todo ano um edital será lançado para que os servidores interessados se inscrevam. Os projetos serão analisados por uma comissão e os 20 melhores avançam para uma qualificação no Laboratório de Inovação Governamental e Social (LabiLá).
Segundo a diretora de Inovação e Projetos Especiais do governo de Lajeado, Mariela Portz, o primeiro edital será lançado ainda este ano. “Os servidores se inscrevem e os selecionados poderão desenvolver as ideias num período de quatro meses no laboratório. E aqueles que são considerados viáveis serão implementados nas secretarias”, explica.
Mariela ressalta que o programa vai de acordo com políticas desenvolvidas pelo governo nos últimos anos, que buscam tornar os serviços menos burocráticos através do intraempreendedorismo “Eles vão duas vezes por semana ao laboratório desenvolverem essas ideias. E nós, enquanto governo, buscamos melhorar a vida das pessoas, acelerando esses serviços”.
Gratificação
Os servidores selecionados para propor soluções inovadoras no âmbito da administração pública receberão bônus salarial durante o período em que estiverem incubados, no valor de 75% do padrão referencial de remuneração (hoje em R$ 771,79). “E se valer a pena implementar a ideia, eles recebem o bônus por até oito meses”, sustenta Mariela.
A premiação aos servidores, contudo, depende da autorização legislativa. O projeto chegou ao Legislativo na semana passada. As despesas necessárias ao pagamento das gratificações serão suportadas por dotações orçamentárias de diversas secretarias municipais.
Projetos conectados
O Inova Servidor, conforme Mariela, está conectado com outros projetos de inovação. “É também um aquece ao Crie Smart Cities, que retorna em 2023, e uma sensibilização às pessoas, para que se inscrevam no edital Acelera 2.0. e da oficina de projetos. Ecossistema de inovação é exatamente isso. Todos conectados e fazendo sua parte”.
Palestras
O lançamento do “Inova Servidor” ocorre no Teatro Univates, em meio a programação do evento “Desafios e oportunidades para uma cidade inovadora”. A atividade é organizada pelo governo de Lajeado, em parceria com Sebrae e apoio da Univates, Agil, Vibee Unimed, Taquari Valley e Ceat. Palestras com o jornalista Luciano Potter e o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luís Carlos Pinto, estão entre as atrações.