A programação conjunta entre Expovale+Construmóbil retoma espaço importante para os municípios. A proposta desta edição é apresentar os potenciais turísticos das cidades, por meio da Avenida do Turismo, e promover debates sobre políticas públicas e integração na área.
Os painéis contam com a participação de líderes e agentes de diferentes setores para expor a percepção dos segmentos público e privado. Esse diálogo tem como propósito interagir com o ecossistema, que leva em consideração a governança, inovação e desenvolvimento humano para o turismo sustentável e inclusivo.
LEIA TAMBÉM: Sunset Mix com artistas regionais substitui show de Xamã na Expovale
“Buscamos abraçar a região e humanizar o evento”, afirmam soberanas da Expovale
Essa temática será ampliada em diferentes momentos com oficinas e participação de palestrantes. Na avaliação do vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, o momento é importante para qualificar um dos setores que despontam na região.
“O turismo se transforma em matriz econômica importante. As iniciativas do Trem dos Vales e o Cristo Protetor são de maior repercussão, mas elas não se mantêm sozinhas”, enfatiza. Rossner observa que o Vale precisa avançar na oferta de estruturas tanto de alimentação quanto na hospedagem.
A partir do espaço para o turismo na Expovale+Construmóbil, além de ser vitrine para os empreendimentos e atrativos locais, será momento importante de integração e aproximação. “No turismo não há concorrentes, um complementa o outro.”
A maior feira da região ocorre de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. A programação é da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e governo municipal. Com mais de 400 expositores e expectativa de atrair público superior a 150 mil pessoas.
Homenagem aos imigrantes
A pintura em parede do pavilhão 4 é uma homenagem aos imigrantes e busca aproximar a população da história de Lajeado. A obra em área de 200 metros quadrados deve ficar pronta até o fim do mês. Essa estrutura fica ao lado da Avenida do Turismo, com uma composição contemporânea de representatividade e inclusão.
O trabalho é feito pelos artistas Flavia Gomes, Samuel Hergesell, Luana Silveira e Maiara Leonhardt. Eles utilizam a técnica do muralismo com imagens que envolvem também o Rio Taquari, a fauna e flora da região. A novidade será apresentada durante a Expovale e contribui como atrativo ao Parque do Imigrante.
Painéis e oficinas
– Startups de turismo: soluções para o setor hoteleiro ainda não percebidas;
– Experiências gastronômica: inovação e sustentabilidade na gastronomia para encantar em sabores, aromas e identidade cultural;
– Os segredos da fotografia e as novas mídias digitais aliados para visibilidade do seu negócio;
– O comportamento das relações empresariais com o ecossistema do turismo;
– Artesanato e turismo: estratégias de desenvolvimento territorial.