Atividades nas escolas incentivam ao combate do mosquito da dengue

ARROIO DO MEIO

Atividades nas escolas incentivam ao combate do mosquito da dengue

Programa Saúde na Escola envolve mais de 2,4 mil alunos em palestras e atividades lúdicas

Atividades nas escolas incentivam ao combate do mosquito da dengue
Todas as três redes de ensino participam das atividades propostas pelo Programa Saúde na Escola. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

Controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue no período de alta nas temperaturas e proximidade do verão. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal da Saúde e Educação que desenvolve em conjunto nas três redes de ensino do município, o projeto de conscientização e reforço das ações de combate.

Alunos do nível A ao 9 º ano de todas escolas participam das atividades desenvolvidas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e agentes de combate a endemias. São realizadas palestras abordando as características do transmissor, sintomas e sinais da doença e os principais meios de proliferação do mosquito.

Até o momento foram realizadas 39 palestras, envolvendo 2.420 alunos. Segundo a coordenadora do PSE, enfermeira Maica Adams, junto com as atividades é feita a demonstração de lugares mais comuns de criadouros e das larvas do mosquito, além da presença do mascote “Mosquitão”.

“A explanação é feita de forma lúdica para provocar o interesse nas crianças, assim como cativar e incentivá-las a fazer uma verificação nos seus terrenos para procurar possíveis criadouros do mosquito. Houve a distribuição de réguas e imãs de geladeira”, explica a coordenadora. Outras ações de conscientização são realizadas, como a instalação de um novo espaço no subsolo da prefeitura, próximo a outras vigilâncias que atuam no mesmo prédio. O grupo também identificou a necessidade de contratação de dois novos agentes epidemiológicos.

Desinsetização

Nos próximos meses a secretaria de Saúde programa a desinsetização dos espaços públicos como ruas, praças e prédios que podem ter possíveis focos de proliferação de mosquitos. A medida foi anunciada pelo secretário Gustavo Kasper. “Faremos o serviço em parceria com o departamento de Serviços Urbanos”, explica.

Além disso, está em desenvolvimento, por meio das agentes de saúde e de endemias, conforme seus perímetros e áreas de atuação, a busca de informações atualizadas dos pontos com maior incidência de focos, para que se busque a neutralização. “É importante que a população receba os agentes de saúde e passem as informações necessárias para que seja possível a realização deste diagnóstico”, destaca Kasper.

Acompanhe
nossas
redes sociais