A produção audiovisual já consagrou uma ideia que muitos amigos jovens têm: abrir um bar. O Galera’s Rock Bar, referência na cena musical não apenas de Lajeado, mas em todo o Vale do Taquari, começou assim. Mais especificamente com Tiago Kuhn, ainda em Estrela, no ano de 2009. O objetivo era conservar um espaço para o convívio do grupo de amigos – daí o nome – e apresentar para a região uma alternativa. Hoje, o bar é o local de encontro para quem consome rock n’ roll.
A iniciativa começou quando Kuhn se viu em um momento conturbado profissionalmente. Estabelecido como colaborador de um hospital de Porto Alegre, uma crise financeira da instituição o obrigou a procurar alternativas. E em Estrela, sua terra natal, o bar frequentado por ele e sua galera, o Lugar do Cara – uma referência direta a uma canção do Júpiter Maçã – estava à venda. Kuhn viu nisso a oportunidade de mudar sua vida e acabou por mudar o entretenimento noturno na cidade.
“Foi um sucesso! Logo no início, o espaço já não dava conta do público. A capacidade era para 50 pessoas e numa noite circulavam 500 pessoas. Esperávamos em um ano já ter público formado, em dois sermos consumidos por Lajeado e em três, talvez, ser conhecido no Vale. Isso tudo aconteceu em meses. Um ano depois nos mudamos para Lajeado”, lembra Kuhn.
A mudança para Lajedo apresentou novos desafios, do público ainda maior às necessidades técnicas burocráticas ainda mais exigentes. Contudo, o público estava consolidado, quer seja pelo perfil de gostos e consumo parecidos às atrações que desde o início fizeram parte da essência do Galera’s.
“Por aqui já passaram nomes extremamente conhecidos, como Ultramen e Velhas Virgens. Sem contar os shows de blues de artistas americanos e os melhores covers da Europa. Além disso, sempre buscamos valorizar a cena local e formar público, com a possibilidade que bandas de crianças se apresentassem em datas especiais”, conta.
Após mais de dez anos no Centro de Lajeado, o Galera’s Rock Bar prepara uma importante mudança: um novo endereço. Esse movimento foi necessário pelas mudanças técnicas exigidas pelo poder público. A expectativa é que nas próximas semanas o novo local seja anunciado.
“É desafiador, mas o público do rock sempre se ajudou. Das enchentes que atingiram o bar a esse momento, sempre tivemos o apoio de amigos e empresas parceiras”, explica Kuhn, que segue o sonho de empreender e manter aberto um dos principais pontos de referência cultural de Lajeado.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9: