Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
“Navegar é preciso; viver não é preciso”.
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Fernando Pessoa
Perdoem-me, navegadores. Perdoa-me,
Fernando Pessoa.
Navegar é viver.
E viver é preciso.
Prelúdio
Todo este prelúdio é para contar como foi a experiência de navegar pelo Rio Taquari e acompanhar a equipe do Unianálises na coleta de água. As amostras serão analisadas a fim de apontar a qualidade dos mananciais da região – parte do projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora.
Essa é a segunda coleta feita de barco. Na primeira, em março, venci o resto do medo que tinha de lançar-me às águas, mesmo que fosse em uma embarcação. A da semana passada foi diferente, mas com certa apreensão.
Estreia
Integrantes da Defesa Civil de Arroio do Meio e servidores municipais, (foto), gentilmente, nos conduziram pelo manancial no barco novo em folha. Foi o primeiro teste na água. Um pouco mais de balanço, talvez por conta das condições de vento e da água, somado ao apagar do motor algumas vezes, não foi empecilho para cumprir o trajeto em cerca de duas horas e meia de navegação, fazer as coletas e os registros fotográficos.
Viver
Sentir os respingos de água e o calor do sol e admirar as paisagens do Taquari são, sim, viver e navegar.
Novos rumos
Ontem à noite, eu e o economista Lucildo Alehrt estivemos na CIC Teutônia para conversar com gestores sobre a pesquisa Rumo: o futuro da mão de obra na região. A pesquisa foi realizada pela Macrovisão, dentro do projeto Rumo, do Grupo A Hora.
Desafio
O convite da entidade surgiu a partir de discussões entre líderes sobre a contratação e permanência de funcionários mais jovens. A pesquisa e os debates realizados na Rádio A Hora, dentro do projeto Rumo, vão ao encontro desta demanda. Foram ouvidos estudantes do Ensino Médio e empresários.
Jardim Botânico
O evento Dia da Criança no Jardim Botânico vai animar a gurizada durante o feriado, amanhã. A programação começa às 13h30min e vai até as 17h. Durante toda a tarde terá cama elástica, pintura facial e jogo ambiental. Às 14h ocorre oficina de argila, às 15h, visita guiada, e às 16h, caça ao tesouro. A participação é gratuita.
Logística reversa
A Certel acaba de lançar a campanha de recolhimento de lâmpadas em desuso. Todas as lojas da cooperativa contam com recipientes de coleta. Qualquer pessoa pode depositar suas lâmpadas. Com a iniciativa, a Certel ajuda a impulsionar a logística reversa, prevista na legislação brasileira.
Façamos a nossa parte
O descarte correto evita danos ambientais e prejuízos à saúde. Alguns tipos de lâmpadas contêm componentes químicos. O metais pesados tendem a se acumular no ambiente ou organismo, podendo provocar doenças graves, entre elas, o câncer.