Vinte anos atrás, após mais de um ano de obras, o tráfego sobre a ponte do Arroio Estrela era liberado. A estrutura tinha sido danificada por uma enchente, em 2001, e desde então o fluxo de veículos estava interrompido. A ponte era, e é até hoje, o principal acesso ao centro de Estrela.
Obras na Escola Farrapos
Há 20 anos, a Escola Estadual Farrapos recebia mais de R$ 120 mil para a construção de uma cozinha, um refeitório e sanitários na instituição. Naquela época, a escola atendia em torno de 450 crianças do Ensino Fundamental.
Conforme a reportagem do Jornal O Informativo, naquela época, os próprios alunos foram fundamentais para a conquista dos recursos, já que se envolveram, junto com os pais, nas assembleias do Orçamento Participativo.
Vinte anos depois, há poucas semanas, o Jornal A Hora publicou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental (anos iniciais) da região. A Escola Farrapos recebeu, junto de outra instituição, o melhor resultado do Vale, com pontuação de 7,6.
Enquanto isso…
Tensão com o Iraque – Vinte anos atrás, a Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos autorizava o Executivo a usar força militar contra o Iraque. Algumas semanas depois, o Senado norte-americano também aprovaria a medida. A partir de então, o único órgão que não autorizava o ataque ao Iraque era o Conselho de Segurança da ONU.
Hoje é Dia Nacional do Deficiente Físico; Dia Mundial da Obesidade; Dia Internacional da Menina
Santo do dia: Santo Alexandre Sauli
HÁ 50 ANOS
Antigo Instituto do Açúcar e do Álcool
Há 50 anos, tramitava na câmara de vereadores de Estrela a implementação de uma fábrica de adubos e fertilizantes na cidade. A ideia era transformar o imóvel do antigo Instituto do Açúcar e do Álcool, que pertencia à administração municipal, em uma indústria de capital aberto.
A justificativa para o projeto era de que uma empresa de adubos beneficiaria o meio rural de todo o Vale. Conforme conta o Jornal Nova Geração, o prédio do Instituto do Açúcar e do Álcool foi doado ao município em 1970 e, mesmo dois anos depois, permanecia sem utilidade.