A ponte do Arroio Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

A ponte do Arroio Estrela

Vinte anos atrás, após mais de um ano de obras, o tráfego sobre a ponte do Arroio Estrela era liberado. A estrutura tinha sido danificada por uma enchente, em 2001, e desde então o fluxo de veículos estava interrompido. A ponte era, e é até hoje, o principal acesso ao centro de Estrela.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Obras na Escola Farrapos

Há 20 anos, a Escola Estadual Farrapos recebia mais de R$ 120 mil para a construção de uma cozinha, um refeitório e sanitários na instituição. Naquela época, a escola atendia em torno de 450 crianças do Ensino Fundamental.

Conforme a reportagem do Jornal O Informativo, naquela época, os próprios alunos foram fundamentais para a conquista dos recursos, já que se envolveram, junto com os pais, nas assembleias do Orçamento Participativo.

Vinte anos depois, há poucas semanas, o Jornal A Hora publicou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental (anos iniciais) da região. A Escola Farrapos recebeu, junto de outra instituição, o melhor resultado do Vale, com pontuação de 7,6.

Diretora na época, Ilde Basso Pederiva dedicava a conquista do investimento aos alunos. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Tensão com o Iraque – Vinte anos atrás, a Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos autorizava o Executivo a usar força militar contra o Iraque. Algumas semanas depois, o Senado norte-americano também aprovaria a medida. A partir de então, o único órgão que não autorizava o ataque ao Iraque era o Conselho de Segurança da ONU.


Hoje é Dia Nacional do Deficiente Físico;  Dia Mundial da Obesidade;  Dia Internacional da Menina

Santo do dia: Santo Alexandre Sauli


HÁ 50 ANOS

Antigo Instituto do Açúcar e do Álcool

Há 50 anos, tramitava na câmara de vereadores de Estrela a implementação de uma fábrica de adubos e fertilizantes na cidade. A ideia era transformar o imóvel do antigo Instituto do Açúcar e do Álcool, que pertencia à administração municipal, em uma indústria de capital aberto.

A justificativa para o projeto era de que uma empresa de adubos beneficiaria o meio rural de todo o Vale. Conforme conta o Jornal Nova Geração, o prédio do Instituto do Açúcar e do Álcool foi doado ao município em 1970 e, mesmo dois anos depois, permanecia sem utilidade.


Há 50 anos, em Estrela, os moradores da rua Ernesto Alves, entre as ruas Venâncio Aires e Joaquim Xavier, reclamavam do estado esburacado da via. A foto de 1972 retrata as condições da época. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Acompanhe
nossas
redes sociais