Associação regional promove evento técnico sobre abelhas sem ferrão

FORQUETINHA

Associação regional promove evento técnico sobre abelhas sem ferrão

Encontro ocorre no dia 5 de novembro, no Parque de Exposições Christoph Bauer

Associação regional promove evento técnico sobre abelhas sem ferrão
Grupo do Vale atua na divulgação do trabalho com abelhas sem ferrão. Crédito: Divulgação
Forquetinha

A Associação dos Meliponicultores do Alto do Vale do Taquari promove, no dia 5 de novembro, no Parque Christoph Bauer, em Bauereck, o 10° Seminário de Meliponicultura.

O evento deve atrair criadores de abelhas sem ferrão de todo o estado para trocar experiências, participar de oficinas, comprar enxames de abelhas e degustação de vários tipos de mel e produtos.

Eles também participarão de duas palestras. A primeira, do jovem youtuber Gabriel Benoski, que possui o canal: Abelhando Mundo Afora. Outra atração será o professor Althen Teixeira Filho, do Instituto de Biologia de Pelotas.

O presidente da Amevat, Nelson Agnes, prevê uma grande mobilização de meliponicultores. Segundo ele, a ideia é difundir a prática da atividade e qualificar quem já está na área. “A intenção é chamar atenção das pessoas para a importância das abelhas sem ferrão, que podem ser criadas nas cidades.”

A meliponicultura é a criação de abelhas nativas sem ferrão. Só no Rio Grande do Sul existem 24 espécies deste tipo. A atividade é considerada nova e pouco difundida entre a população em geral.

Ecossistema preservado

As abelhas nativas sem ferrão possuem uma função muito significativa no ecossistema, principalmente pela polinização das plantas e manutenção dos ecossistemas agrícolas que produzem nosso alimento.

“Além disso, produzem um mel muito saboroso e rico em propriedades medicinais. É estimado que um terço da alimentação humana depende diretamente da polinização das abelhas, que foram consideradas os seres vivos mais importantes do planeta terra”, destaca Agnes. A entrada para o seminário é gratuita e conta com apoio da Prefeitura de Forquetinha, Emater e Femers.

Grupo de WhatsApp

Os meliponicultores já estão se organizando para participar do evento. Em um grupo de WhatsApp, eles trocam ideias e sugestões para os dias que ficarão em Forquetinha e demais dúvidas sobre o sistema de produção. Para ingressar basta acessar a página da Amevat no Instagram (@amevatrs) e pedir para enviar o link.

Meliponicultores preparam evento técnico. Crédito: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais