Há 20 anos, o lixo das eleições

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, o lixo das eleições

Vinte anos atrás, o acúmulo de lixo que as propagandas eleitorais geravam era alvo de críticas. De acordo com o Jornal O Informativo, dois dias após o 1º turno, realizado em 6 de outubro, Lajeado ainda estava saturada de cartazes e santinhos pelas ruas. Conforme conta o periódico, eram recolhidas quase oito toneladas de lixo de propaganda política por dia.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Prêmio Nobel de Medicina – Há 20 anos, cientistas britânicos e americanos recebiam o Prêmio Nobel de Medicina por um estudo sobre o suicídio celular. A pesquisa analisava o mecanismo de morte celular programada, chamada de apoptose, em um verme microscópico. Conforme o estudo, esse comportamento seria fundamental para manter o equilíbrio no número de células dos seres pluricelulares.

 


HÁ 50 ANOS

125 anos das irmãs franciscanas em Estrela

Conforme o Jornal Nova Geração, cinco décadas atrás, o Colégio Santo Antônio comemorava os 75 anos da chegada das irmãs franciscanas em Estrela. Em 1972, no dia 8 de outubro, o CSA promovia um desfile para encerrar a semana de festividades do jubileu. O colégio em si só foi fundado em janeiro de 1898, mas o primeiro prédio do educandário foi construído um ano antes, com a chegada do Reverendo Francisco Schleipen, no ano de 1897.

FOTOS Acervo Colégio Santo Antônio


O Canarinhos

No blog da Aepan, Airton Engster conta sobre o coral “Os Canarinhos do Colégio Santo Antônio”, formado por alunos da escola, há cerca de cinquenta anos. Em 1976, o grupo gravou um LP intitulado “O Eco Jovem do Vale”, que tinha quatro músicas.


Enquanto isso…

Japão como potência militar – A Folha de São Paulo trazia na capa, como manchete, “Japão decide tornar-se uma potência militar”. Mesmo com a aproximação à China, os japoneses duplicavam seu investimento no setor militar, o que poderia gerar divergências com os chineses. Com essa militarização, até 1976, o Japão só estaria atrás dos EUA, URSS, China, Grã-bretanha, França e Alemanha Ocidental.

Acompanhe
nossas
redes sociais