Quatro projetos foram encaminhados pelo Executivo à câmara de vereadores. Nenhum deles passou por votação na quarta-feira, 5, e seguem em análise nas comissões, com expectativa de serem votados em 19 de outubro.
Um deles, cria e amplia o número de cargos no quadro efetivo de servidores. Conforme proposta, a intenção é criar cargo de agente de contratações, operários, pedreiros e um tesoureiro. Ficam ampliados o número de vagas para agente e auxiliar administrativo, engenheiro civil, fiscal ambiental e sanitário, motorista e operadores de máquinas.
Segundo o secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, o município prepara um novo concurso público para suprir as vagas. A preocupação é quando as futuras exonerações dos servidores aposentados e o aumento de demanda nos serviços prestados pelas demais secretarias.
Segundo ele, existe por parte do Ministério Público a solicitação de uma listagem com o número exato de funcionários aposentados existentes no quadro. O parecer ocorre em virtude da Emenda Constitucional de novembro de 2019 que exige o rompimento de vínculos e impede os aposentados de ocupar cargos públicos. “Estamos nos adiantando e já criamos o projeto”.