Governo encaminha proposta  para ampliar cargos efetivos

ARROIO DO MEIO

Governo encaminha proposta para ampliar cargos efetivos

Executivo teme redução no quadro funcional devido a regra sobre exoneração de servidores aposentados

Governo encaminha proposta  para ampliar cargos efetivos
Proposta está em análise na câmara de vereadores. Projeto sobre contratações deve ser votado dia 19. Nenhum projeto foi aprovado na sessão desta semana. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

Quatro projetos foram encaminhados pelo Executivo à câmara de vereadores. Nenhum deles passou por votação na quarta-feira, 5, e seguem em análise nas comissões, com expectativa de serem votados em 19 de outubro.

Um deles, cria e amplia o número de cargos no quadro efetivo de servidores. Conforme proposta, a intenção é criar cargo de agente de contratações, operários, pedreiros e um tesoureiro. Ficam ampliados o número de vagas para agente e auxiliar administrativo, engenheiro civil, fiscal ambiental e sanitário, motorista e operadores de máquinas.

Segundo o secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, o município prepara um novo concurso público para suprir as vagas. A preocupação é quando as futuras exonerações dos servidores aposentados e o aumento de demanda nos serviços prestados pelas demais secretarias.

Segundo ele, existe por parte do Ministério Público a solicitação de uma listagem com o número exato de funcionários aposentados existentes no quadro. O parecer ocorre em virtude da Emenda Constitucional de novembro de 2019 que exige o rompimento de vínculos e impede os aposentados de ocupar cargos públicos. “Estamos nos adiantando e já criamos o projeto”.

Acompanhe
nossas
redes sociais