Quem é de Lajeado, quando perguntado sobre onde encontrar um produto muito específico, geralmente pensa em um local. A Casa Lenz. Faz sentido. Afinal, desde 1955 a empresa fundada pelo casal José Emílio e Johanna Maria Lenz é uma referência no comércio local. E a prova disso é o quanto o negócio se transformou na mesma medida que Lajeado cresceu e mudou.
Originalmente concebida como uma casa de comércio em Santa Clara do Sul, ainda nos anos 1940, a partir da observação do potencial econômico da região central de Lajeado e da necessidade de proporcionar melhor educação aos filhos, o casal inaugurou oficialmente a Casa Lenz, em uma esquina da Rua Júlio de Castilhos. Alí, a empresa se tornou mais do que um local onde era possível encontrar jóias, relógios, armas, munições e máquinas de costura; se tornou um ponto de acolhimento.
Segundo Maurel Lenz, neto dos fundadores e hoje um dos nomes à frente da Casa Lenz, como os avós moravam nos fundos da loja, quando os clientes do interior perdiam o ônibus ou se perdiam, eram convidados para almoçar com a família. Esse afeto todo tinha um nome: Johanna. “Os clientes lembram dela frequentemente. Ela abria a loja às 7h30, varria a calçada, recebia os clientes e já começava os atendimentos. Às vezes, até às 8h30, ela já tinha vendido umas três máquinas de costura e as outras lojas ainda nem haviam aberto as portas. Era uma vendedora nata”, explica.
Em 1987, a empresa mudou para o endereço que está até hoje, na Rua Francisco Oscar Karnal, e começou um processo de crescimento contínuo. Em 1990, os netos Marcelo e Maurel assumiram o negócio e lideraram a jornada de expansão. “Com o passar dos anos, os hábitos se modificaram. Adaptamos a loja às novas necessidades. Investimos em uma operação segmentada em joalheria, inauguramos novas unidades e começamos a diversificar em outros produtos, como material de pesca e cutelaria”, conta Marcelo.
De acordo com Maurel, a Casa Lenz cresceu sobre o alicerce do afeto dos avós. Algo essencial para compreender o jeito de fazer dos empreendedores de Lajeado. “Meus avós deixaram um legado maravilhoso do nome da nossa loja em todo Vale do Taquari. Isso é uma coisa que a gente carrega até hoje”, conclui.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9: