Jogar futebol, durante muito tempo, foi a esperança de uma vida melhor para incontáveis garotos espalhados pelo Brasil – inclusive no Vale do Taquari. Marcos Mallmann, conhecido popularmente como Marcão, realizou esse sonho. Atleta do Lajeadense durante os anos 1980, o esporte permitiu que ele ascendesse socialmente e concretizar outro plano: o de empreender. Assim, em 1989, ele apresentou ao município a CBM Materiais Elétricos.
O início da trajetória de Marcão no varejo começou aos 24 anos, quando entendeu que a fase de entrar no círculo de grandes clubes do futebol havia passado. Por seis anos, ele atuou na Certel até compreender que havia chegado o momento de empreender. “Cheguei à conclusão de que se eu tinha qualificação para poder ser gerente de uma empresa tão conceituada, também poderia ter um negócio próprio”, conta.
Inaugurada no bairro Montanha, a operação começou como uma empresa de material de construção. Foram cinco anos de desafios constantes, mas também de evolução. Tanto é que em 1995, a CBM se mudou para um novo endereço no Centro de Lajeado e adquiriu o estoque de uma tradicional empresa de materiais para a indústria. Foi quando o foco mudou e a CBM deu um salto.
“Fomos fortes por um bom tempo, mas o mercado mudou. As empresas queriam comprar projeto e execução. A gente só oferecia o material. Em 2002, então, agregamos a iluminação e migramos para o setor da construção, em parceria com eletricistas autônomos”, lembra Marcão.
A partir de 2012, após uma viagem a diversos países, que um novo movimento começou. Ao observar que as lojas do modelo que a CBM apresentava haviam acabado e dado lugar a grandes home centers, em que o cliente tinha acesso a tudo, o empresário passou a investir nesse novo formato.
“Desde 2017, incluímos parte hidráulica, ferramentas, ampliamos iluminação, automação e energia solar. No futuro, a ideia é ampliar para que daqui uns anos consigamos nos tornar um home center e oferecer a Lajeado aquilo que já é uma realidade nos grandes centros ao redor do mundo”, explica.
A ideia de investir cada vez mais nessas tendências passa pela compreensão de que, ainda que Lajeado seja uma cidade do interior, tem todos os benefícios e problemas de uma grande cidade. São esses movimentos que traduzem o espírito empreendedor da cidade, mostram o que a trouxe até aqui e indicam o caminho que Lajeado ainda vai percorrer.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro dentro da programação da Rádio A Hora 102.9: