O sonho de empreender por trás da CBM Materiais Elétricos começou nos campos de futebol

Lajeado Empreendedora

O sonho de empreender por trás da CBM Materiais Elétricos começou nos campos de futebol

Atleta profissional durante os anos 1980, Marcos Mallmann lidera tradicional empresa de materiais elétricos que caminha para ser referência de inovação em toda a região

O sonho de empreender por trás da CBM Materiais Elétricos começou nos campos de futebol
Marcos Mallmann, o Marcão, realizou seus dois maiores sonhos: jogar futebol profissionalmente e empreender (Foto: J. J. J. Silva)

Jogar futebol, durante muito tempo, foi a esperança de uma vida melhor para incontáveis garotos espalhados pelo Brasil – inclusive no Vale do Taquari. Marcos Mallmann, conhecido popularmente como Marcão, realizou esse sonho. Atleta do Lajeadense durante os anos 1980, o esporte permitiu que ele ascendesse socialmente e concretizar outro plano: o de empreender. Assim, em 1989, ele apresentou ao município a CBM Materiais Elétricos.

O início da trajetória de Marcão no varejo começou aos 24 anos, quando entendeu que a fase de entrar no círculo de grandes clubes do futebol havia passado. Por seis anos, ele atuou na Certel até compreender que havia chegado o momento de empreender. “Cheguei à conclusão de que se eu tinha qualificação para poder ser gerente de uma empresa tão conceituada, também poderia ter um negócio próprio”, conta.

Inaugurada no bairro Montanha, a operação começou como uma empresa de material de construção. Foram cinco anos de desafios constantes, mas também de evolução. Tanto é que em 1995, a CBM se mudou para um novo endereço no Centro de Lajeado e adquiriu o estoque de uma tradicional empresa de materiais para a indústria. Foi quando o foco mudou e a CBM deu um salto.

“Fomos fortes por um bom tempo, mas o mercado mudou. As empresas queriam comprar projeto e execução. A gente só oferecia o material. Em 2002, então, agregamos a iluminação e migramos para o setor da construção, em parceria com eletricistas autônomos”, lembra Marcão.

A partir de 2012, após uma viagem a diversos países, que um novo movimento começou. Ao observar que as lojas do modelo que a CBM apresentava haviam acabado e dado lugar a grandes home centers, em que o cliente tinha acesso a tudo, o empresário passou a investir nesse novo formato.

“Desde 2017, incluímos parte hidráulica, ferramentas, ampliamos iluminação, automação e energia solar. No futuro, a ideia é ampliar para que daqui uns anos consigamos nos tornar um home center e oferecer a Lajeado aquilo que já é uma realidade nos grandes centros ao redor do mundo”, explica.

A ideia de investir cada vez mais nessas tendências passa pela compreensão de que, ainda que Lajeado seja uma cidade do interior, tem todos os benefícios e problemas de uma grande cidade. São esses movimentos que traduzem o espírito empreendedor da cidade, mostram o que a trouxe até aqui e indicam o caminho que Lajeado ainda vai percorrer.

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