Em 2002, exatamente no dia 4 de outubro, sete meninas da região participavam do Debut do Clube Tiro e Caça, de Lajeado. Naquele ano, o baile acontecia pela última vez na antiga sede social.
O salão ficava na rua João Batista de Melo, no centro, e há mais de 50 anos fora sede do antigo Clube Recreativo, que se fundiu ao CTC na década de 1970. Em 2002, o prédio havia sido vendido, mas sediaria uma última vez o tradicional evento.
Naquele ano, debutaram as seguintes moças: Ana Amélia Casotti, Ana Paula Ghidini, Bruna Rossol, Cíntia Ponzoni, Jayra Luísa Bonfadini, Letícia Trombini e Rebeca Katz.
Enquanto isso…
Temporal no RS – Vinte anos atrás, um forte temporal atingia todo o estado do Rio Grande do Sul. Centenas de famílias ficaram desabrigadas em várias regiões. Na época, inclusive uma parte da torre da RBS-TV havia caído com o vento.
HÁ 50 ANOS
Incêndio na Polar
Há 50 anos, um prédio em construção pegava fogo no complexo da antiga Cervejaria Polar, em Estrela. A estrutura estava em fase de acabamento e seria, naquele tempo, o maior “porão cervejeiro” da América Latina. Dentro do prédio, já estavam instalados 18 tanques, com capacidade para 2,5 milhões de litros de cerveja.
Conforme conta a notícia do Jornal Nova Geração, o fogo teria iniciado devido à explosão de um líquido, que seria usado para soldagem. As chamas se propagaram com rapidez e tomaram conta de todo o prédio de alvenaria. “Dado momento, a fumaça e o fogo chegaram a uma altura, que deixou em todos a impressão de que toda a cidade poderia ser atingida pelo sinistro”.
Os demais pavilhões da empresa foram isolados e o incêndio foi contido após duas horas. De acordo com o NG, o trabalho de reconstrução seria reiniciado em alguns dias. Os prejuízos, na época, eram avaliados em mais de 600 mil cruzeiros.
Morte do Janga
Há 50 anos, o conhecido “Janga”, seu João Soares, falecia de ataque cardíaco em Estrela. Durante muitos anos, ele integrou o conjunto Jazz União, onde tocava bateria, e diversas orquestras pelo Vale. Na época, Janga tinha 64 anos e deixava a esposa Gentila e a filha Jurema, de 14 anos.
Enquanto isso…
Tratado entre EUA e URSS – Em meio à Guerra Fria, em 1972, os governos dos Estados Unidos e da União Soviética tentavam uma aproximação, com um tratado para reduzir o risco de uma guerra nuclear. Chamado de Tratado de Limitação de Armas Estrangeiras, o acordo diminuía a tensão entre as potências e facilitava as relações comerciais também.