O candidato a deputado estadual Jonatan Brönstrup (PSDB), 35 anos, fez 11.893 votos no pleito deste domingo, 2. Ficou na 142º posição a uma vaga na Assembleia Legislativa, o que representa 0,19% da totalização. Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 3, Brönstrup entende que, como muitos candidatos de outras regiões fizeram votos no Vale do Taquari, os eleitores pulverizaram seus votos.
LEIA TAMBÉM: Quem são os deputados federais eleitos no RS
Conforme levantamento do Grupo A Hora, cerca de 460 candidatos somaram números ao seu escore em disputa à Assembleia Legislativa – 16 eram do Vale. “Cada partido vai ter a ambição de colocar os seus representantes para fazer votos a sua agremiação”, avalia.
“Precisamos seguir trabalhando para que os candidatos do Vale façam votação expressiva. Esse movimento que se iniciou precisa ser mantido para fomentar a chama dentro do eleitor. É importante eleger alguém que está conectado com as demandas do Vale. Neste momento, a avaliação é superficial. Precisamos buscar os números dentro dos municípios para entender o que deu certo e, principalmente, errado.”
Brönstrup relata ter relação próxima com Eduardo Leite e com o Governo do Estado – são do mesmo partido. Nos próximos dias, atuará em conjunto com o diretório estadual do PSDB na campanha para o 2º turno. “Se ele tiver êxito, vamos conversar para representar de alguma forma estes 11.893 eleitores que votaram em mim.”
Ouça a entrevista na íntegra