Às vésperas do pleito, as urnas eletrônicas passam por mais uma etapa de inspeção. Os cartórios eleitorais, após finalizarem a carga dos sistemas e dados de candidatos e eleitores, fazem a verificação de funcionamento. O trabalho compreende também a conferência das informações na caixa que é enviada para cada seção e a identificação na tela do equipamento.
Outras duas inspeções ainda estão previstas antes da eleição. Uma delas ocorre amanhã, onde são verificadas as assinaturas digitais dos arquivos e sistemas de transmissão dos resultados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
Já no sábado, serão emitidas as zerésimas, um processo similar ao feito antes de iniciar a votação. Nesse procedimento, os técnicos do cartório com a presença de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juiz e promotor eleitoral fazem a emissão do comprovante de que não há votos computados na urna.
Em paralelo, outras duas auditorias estão previstas pelo TRE. Em uma delas, a Justiça Eleitoral seleciona 27 urnas de todo o estado para uma votação simulada. Nesse processo, votos em cédulas de papel serão digitados nos equipamentos eletrônicos e ao fim do dia é feita a apuração para comprovar a integridade do sistema aos representantes de partidos e autoridades.
Outra auditoria será na manhã de domingo, essa conta com a atuação dos cartórios e a presença do juiz eleitoral em locais de votação sorteados. Das 308 seções que compreendem a região do cartório de Lajedo, oito equipamentos passam por uma última verificação nos dispositivos de votação antes do início das votações às 8h.
Conferência dos equipamentos
O cartório eleitoral de Lajeado abrange oito cidades e conta com mais de 92 mil pessoas aptas a votar. Para que o processo eleitoral ocorra dentro do rito regular são preparadas 352 urnas, destas, 44 destinadas à substituição em caso de falha técnica.
De acordo com o técnico judiciário Júlio César Cirolini são diferentes etapas a fim de atestar a segurança do processo. “A conferência das urnas inclui uma série de aspectos, desde a data e hora, à carga da bateria e se corresponde com a descrição da caixa.”
Após as conferências, ainda na tarde de sábado inicia a distribuição das urnas pele região. Em Estrela, o cartório da 21ª Zona Eleitoral conta com 137 equipamentos que vão computar os votos de mais de 40 mil eleitores.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari, os trabalhos são intensificados nessa reta final às vésperas do pleito. “Já posicionamos os equipamentos em ordem de saída aos seis roteiros para atender as demandas das quatro cidades de abrangência do cartório.”
Quantidade de urnas por cartório eleitoral
21ª ZONA ELEITORAL
Sede: Estrela
Cidades: Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela e Fazenda Vilanova
Número de urnas: 137
29ª ZONA ELEITORAL
Sede: Lajeado
Cidades: Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério
Número de urnas: 352
56ª ZONA ELEITORAL
Sede: Taquari
Cidades: Tabaí e Taquari
Número de urnas: 91
67ª ZONA ELEITORAL
Sede: Encantado
Cidades: Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa
Número de urnas: 132
104ª ZONA ELEITORAL
Sede: Arroio do Meio
Cidades: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro
Número de urnas: 100*
125ª ZONA ELEITORAL
Sede: Teutônia
Cidades: Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália
Número de urnas: 120
145ª ZONA ELEITORAL
Sede: Arvorezinha
Cidades: Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga
Número de urnas: 100
Dois Lajeados pertence à 22ª Zona Eleitoral, com sede em Guaporé. Já Boqueirão do Leão e Mato Leitão integram a 93ª Zona Eleitoral, sediada em Venâncio Aires.
Número de urnas: 46