Início do Ensino Médio em Travesseiro

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Início do Ensino Médio em Travesseiro

Há 20 anos, o Conselho Estadual de Educação autorizava a implantação do Ensino Médio na Escola Monsenhor Seger, em Travesseiro. Até então, o município só tinha instituições de Ensino Fundamental e os alunos da rede pública precisavam terminar o ensino básico em outras cidades.

Naquela época, a ponte entre Travesseiro e Marques de Souza ainda estava em construção, então os alunos se deslocavam para o município vizinho de balsa, isso quando as cheias do rio Forqueta não impediam a travessia.

Conforme reportagem do Jornal O Informativo, em 2002, mais de 70 jovens de Travesseiro cursavam o Ensino Médio em outras cidades. Para 2003, estava previsto que cerca de 120 alunos fizessem o curso na cidade.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Oposição à guerra – Em 2002, mais de 200 mil pessoas participavam de uma manifestação pacífica em Londres contra uma possível guerra entre os Estados Unidos e o Iraque. Pesquisas de opinião mostravam que a maioria da população britânica era contra o conflito. Naquela época, o Primeiro Ministro do Reino Unido, Tony Blair, mostrava apoio ao presidente norte-americano George Bush, que tentava convencer a ONU a permitir uma ação militar no Iraque.


Há 50 ANOS

Delegacia de Ensino em Estrela

Cinquenta anos atrás, dez empresas concorriam à licitação para a construção do prédio da Delegacia de Ensino de Estrela. A entidade havia sido criada em 1938 e tinha sede em Taquari. A partir de 1943, a sede passou a ser em Estrela.

O Jornal Nova Geração conta que o novo prédio teria dois pavimentos, com área coberta de 700 metros quadrados. De acordo com o engenheiro J. Amaury Koebe, um dos funcionários da Secretaria do Desenvolvimento Regional e Obras Públicas, a inauguração do espaço estava prevista para abril de 1973.

Desde os anos 2000, a Delegacia é chamada de 3ª Coordenadoria Regional de Educação. O prédio próprio, construído na década de 1970, fica na Rua Coronel Müssnich e é a sede da 3ª CRE até hoje.

Fachada do prédio hoje em dia. Google Street View/2022


Enquanto isso…

Centro de telefonia – Há 50 anos, era inaugurado em São Paulo o maior centro telefônico do Brasil. A empresa era privada e dispunha de 23 telefonistas. Uma das novidades, era um PAX de ligação direta, em que os ramais se comunicariam diretamente, sem a necessidade de uma telefonista. Além disso, a central dispunha de ramais interurbanos e as ligações poderiam ser feitas diretamente para o Rio de Janeiro.


Foto de setembro de 1972. Na ocasião, o secretário da Câmara Júnior da América Latina, Luiz Friedmann Burgos, visitava Lajeado. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Acompanhe
nossas
redes sociais