Região alta do Vale projeta novos atrativos para o turismo

FUTUROS EMPREENDIMENTOS

Região alta do Vale projeta novos atrativos para o turismo

Programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, celebrou o Dia Mundial do Turismo, ontem, do Belvedere Encantado. Entre os assuntos, investimentos para desenvolver o setor

Região alta do Vale projeta novos atrativos para o turismo
O Dia Mundial do Turismo, celebrado ontem, contou com programação especial na Rádio A Hora 102.9. O programa Frente e Verso teve como cenário o Belvedere de Encantado, com o anúncio de novos atrativos voltados aos visitantes do empreendimento e região. Crédito: Deivid Tirp
Encantado

O Dia Mundial do Turismo, celebrado ontem, contou com programação especial na Rádio A Hora 102.9. O programa Frente e Verso teve como cenário o Belvedere de Encantado, com o anúncio de novos atrativos voltados aos visitantes do empreendimento e região.

Entre as novidades, está a construção de chalés e restaurantes no local, como projeta um dos proprietários, André Brino. O empreendimento fica na Linha Chiquinha, e tem como destaque o mirante em frente ao Rio Taquari, entre Encantado, Muçum e Roca Sales.

A vista é para a ponte rodoferroviária Brochado da Rocha. O Belvedere também convida os turistas para um piquenique e contemplação da natureza. No local, além de servidos alguns alimentos, também há banheiros, iluminação, deques, cadeiras e pallets com almofadas. A entrada é no valor de R$ 15 por visitante.

Darci João Garibotti mora na propriedade há cerca de 60 anos, e diz que até pouco tempo, apenas um potreiro era visto no local. Mas os visitantes já indicavam o espaço para o turismo, devido às belas paisagens.

“Uma vez, dois ônibus vieram de Pelotas”, lembra o morador. “Nunca pensei em transformar a propriedade em ponto turístico. Eu até pensava em sair. Antigamente, 36 famílias moravam aqui. Hoje, apenas seis”, destaca. O espaço também dá emprego fixo a dez funcionários.

Exemplo de sucesso

“O empreendedor precisa ter visão e querer fazer dar certo”, diz o secretário de turismo de Encantado, Charles Rossner. Para ele, o empreendimento no topo de Encantado deve ser tratado como um case de sucesso, com possibilidade de ser replicado em outras regiões.

O secretário ainda destaca que o local está aberto há nove meses, e já registrou a visita de 500 pessoas em um fim de semana. Por mês, o Belvedere recebe mais de 2 mil turistas.“Nosso Vale tem muita beleza natural. Por isso, será conhecido pelo turismo religioso e de natureza. Gastronomia boa temos em todo o estado. Isso é o mínimo que se deve oferecer”, destaca. Rossner conta ter conhecido o empreendimento há cerca de um ano, antes de estar estruturado. “Quando botei os olhos aqui, sabia que daria certo”, relata.

Projetos em Doutor Ricardo

Prefeito de Doutor Ricardo, Alvaro José Giacobbo participou da entrevista, e garante que o município também aposta em novidades para o turismo da região. Entre elas, a construção do “Villaggio dei Mori”, uma vila dos mouros, com cabanas.

As primeiras unidades ficarão prontas em outubro, e já poderão receber visitantes. O espaço fica às margens da ERS-332. Outro projeto que está saindo do papel é a “Linha Bonita mais bela”, voltado ao turismo ecológico.

Acompanhe
nossas
redes sociais