Sempre que se pensa na Fruteira Degasperi, a lembrança da origem simples da empresa em uma garagem no Centro de Lajeado vem à tona. Todavia, a história começa ainda antes, em Picada da Serra, hoje distrito de Marques de Souza, numa pequena propriedade montanhosa. Ali, Leonildo de Gasperi, conhecido carinhosamente pelos clientes como Nono Degasperi, semeou suas primeiras frutas e, mais tarde, as levou para serem comercializadas às margens da BR-386.
Líder comunitário e parte do conselho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leonildo era assíduo frequentador de Lajeado. Sua contínua presença na cidade provocou a questão: por que não trazer os itens produzidos para cá? Assim, aos poucos, ele passou a fornecer produtos, como frutas, nata, melado, ovos, entre outros, a conhecidos.
A qualidade do que era oferecido fez a fama percorrer as ruas da cidade e mais encomendas surgirem. Leonildo já não conseguia vir a Lajeado sem encher o carro com produtos para serem entregues em diversos pontos. Neste cenário, surgiu a oportunidade de abrir uma operação em uma pequena garagem na Rua Francisco Oscar Karnal. Com o auxílio de um dos filhos, foi dada a largada ao negócio que se consolidaria como um dos mais tradicionais da cidade.
O crescimento foi rápido. Isso motivou a mudança de endereço para outro ponto do Centro e abertura de uma segunda operação no São Cristóvão. Com o tempo, mais três unidades foram inauguradas: uma no Florestal, uma em Estrela e o Atacadão. Originalmente concebido para escoar a produção de casa, a Fruteira Degasperi se tornou uma referência pela inovação. Segundo Claudir de Gasperi, filho de Leonildo e nome à frente da operação no São Cristóvão, a empresa foi uma das primeiras a unir fruteira e açougue em Lajeado.
“Nesses anos todos, ficamos sempre atentos aos ciclos de consumo e buscamos inovar em tudo. A implementação do açougue é prova disso, assim como o buffet disponível diariamente ao público, que implementamos há cerca de cinco anos”, explica.
Disponível na unidade de São Cristóvão e em Estrela, o serviço de buffet atende incontáveis pessoas diariamente. De acordo com Claudir, a ideia é aproveitar as características e os hábitos de consumo de Lajeado e colaborar com o bem-estar das famílias, com a possibilidade de fazer as refeições em casa. Essência conservada desde a criação da empresa e que traduz o espírito da cidade.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9: