Atrair visitantes para o município e identificar as potencialidades turísticas. Este é o objetivo do Conselho Municipal (Comtur) que trabalha na elaboração de um plano definitivo para identificar os empreendimentos e necessidades dentro do município.
Carine Ely e Sabrina Schmitt são servidores que integram o conselho municipal. Segundo ela, com a instituição da entidade é possível realizar inventário dos empreendimentos já existentes e pensar nas atrações que o município possa oferecer para região e assim formalizar um Plano Municipal.
A última reunião ocorreu na quinta-feira, 22. Um dos participantes é o proprietário da Vinhos Lermen Jaeger, Felipe Jaeger. O empreendimento está localizado em Linha Primavera com o cultivo de parreirais de uva em Picada Augusta. “A intenção é ampliar a atividade e tornar o local um ponto de visitação”, destaca o empresário.
A vinícola Lermen Jaeger foi criada em 2011, com a plantação das primeiras videiras em Picada Augusta. A família já produzia vinhos no Vale do Sampaio de forma caseira. Instigado a levar a história adiante, um dos filhos do casal Bernadete Lermen e Elton Antônio Jaeger, Felipe, aprofundou-se na arte da vitivinicultura. E, com o tempo, nasceu um produto exclusivo.
A primeira produção própria de vinho é de 2014. Desde então, a vinícola trabalha com uvas oriundas da Serra Gaúcha e de seus próprios vinhedos, em Cruzeiro do Sul, nas variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Bordô e Chardonnay.
O empreendimento de Felipe foi um dos identificados no inventário. Igual a ele, outros empreendimentos serão visitados pelo Comtur. A intenção é fazer momentos de capacitação em uma parceria com a Amturvales e visitar outros espaços como o Hotel Fazenda Quinta dos Ventos, na localidade de Bom Fim e ao Bistrô Alecrim do Sítio, localizado na Linha Sítio.