Por meio do projeto Meio Ambiente nos Bairros, Lajeado promove ação para incentivar o descarte correto de resíduos. Equipes vão até os bairros para receber lixo eletroeletrônico, pilhas, baterias, medicamentos vencidos, óleo usado, lâmpadas, pneus e móveis.
Adesão
A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, contabilizou, na primeira ação, realizada na Praça da Matriz, no Centro, 250 lâmpadas fluorescentes, 15 aparelhos eletrônicos (descarte), duas sacolas de medicamentos vencidos e 5,5 litros de óleo cozinha.
Pontos de coleta
Na Secretaria do Meio Ambiente, Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, bairro Americano, há ponto coleta de pilhas, baterias e eletrônicos. Emefs e postos de saúde recebem pilhas e baterias. Mas, se Maomé não vai à montanha… a secretaria vai até os bairros.
Milhões de toneladas
O mundo gera mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano.
Ranking
Os brasileiros geram mais de 2 milhões de toneladas/ano. O Brasil é o quinto no ranking mundial. Está atrás de China (10,1 milhões de toneladas), Estados Unidos (6,9), Índia (3,2) e Japão, 2,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano.
Impactos
Devido aos metais pesados em seus componentes, o lixo eletrônico gera danos ao meio ambiente por meio da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.
Solução
Reciclagem é a solução. Entretanto, os percentuais de reaproveitamento de materiais ainda são ínfimos.
Insista
Fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de lâmpadas, deve recebê-las de volta quando não funcionam mais. A logística reversa é lei.
Oportunidade
O programa Futuras Cientistas chegará a todos os estados do país e ao Distrito Federal. Serão ofertadas 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e para professoras da rede pública. As inscrições estão abertas.
Para elas
Em 10 anos de existência, 205 alunas e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe passaram pelo programa.
Férias especiais
O programa ocorre no período de férias de verão. As participantes têm acesso a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano de cientistas. Elas recebem um auxílio de R$ 483. Inscrições pelo https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas.
No Jardim Botânico
A 7ª edição do Concerto da Primavera ocorre no próximo domingo (se tiver tempo firme). O evento celebra a entrada da primavera e o 27º aniversário do Jardim Botânico. O destaque da programação é a apresentação da Banda da Casa de Cultura, da Orquestra Base e Coral Infantil do Colégio Gustavo Adolfo e da Orquestra da Slan.
Floriculturas
Os empreendedores que quiserem expor e comercializar flores e outros produtos devem se inscrever antecipadamente. Contatos pelo whatsApp (51) 3982-1099 ou e-mail sema.jardimbotanico@lajeado.rs.gov.br