A Vovó Faz Bolo proporciona diariamente uma viagem no tempo e na memória afetiva. Há dez anos no mercado, a empresa familiar e pioneira no segmento de bolos caseiros oferece um cardápio repleto de opções que despertam a mais profunda nostalgia nos consumidores. Afinal, a experiência com o produto é essencialmente um abraço familiar.
Segundo Bianca Trevisol, idealizadora da empresa ao lado da mãe, Rozane, toda a operação nasceu inspirada por uma memória: o bolo de laranja da avó materna Talita. Sua primeira lembrança com a iguaria aconteceu quando tinha cinco anos, em Cruzeiro do Sul, quando ela e os dois irmãos mais novos – a “praga de gafanhotos”, como a própria relata aos risos – vasculhavam a casa da avó atrás de doces. Em uma dessas oportunidades, a única opção era o bolo.
“Comi aquele bolo com muita vontade e ela me disse que era apenas um ‘bolinho de laranja’. Tanto tempo depois, quando a mãe teve a ideia de começar a vender bolos, recordar disso foi muito especial. Tive a sensação de entender o que é ter uma visão”, conta Bianca.
No início, as encomendas se concentravam nas sextas-feiras. O hábito do consumo parecia ligado ao fim de semana. Neste momento, Bianca ainda mantinha uma atividade paralela no setor de segurança alimentar. Porém, quando o primeiro pedido foi feito em uma terça-feira, o alerta ligou. “Comecei a acreditar que poderia convencer as pessoas a comer bolo todos os dias. Que o bolo pode fazer parte da nossa rotina”, lembra.
Depois de um sonho com sua nonna paterna Barbarina, Bianca compreendeu que era o momento de arriscar. Foi quando decidiu sair da empresa e se dedicar à sociedade com a mãe. Assim, inspirada na avó Talita, na nonna Barbarina e na própria experiência de Rozane com os netos, nasceu a Vovó Faz Bolo. “Fez sentido para nós. É a vovó que faz bolo, literalmente. É a nossa história”, explica.
Após começar a operação na garagem de Rozane, no bairro São Cristóvão, a dupla investiu em um endereço próprio na mesma região e há cinco anos estão no Centro de Lajeado. Inspirada pela nostalgia gastronômica das avós, Bianca oferece à cidade e região, a cada fatia de bolo, uma viagem a uma doce memória.
Assista ao vídeo com essa história:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9: