Empresa investe em usina fotovoltaica fora do RS

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Empresa investe em usina fotovoltaica fora do RS

Com sede em Arroio do Meio, a Disim prepara novo investimento em outras regiões do país. Após concluir usina em Rondônia, a nova unidade de geração fotovoltaica será construída em Minas Gerais. O valor destinado supera os R$ 290 milhões com início das obras previsto para novembro. A estrutura ocupa área de 150 hectares e deve gerar em média 60 megawatts ao mês.

O modelo de negócio é inspirado em países europeus e desenvolvido para o governo de Minas Gerais. Conforme o proprietário da Disim Energia Solar, Diego Simonetti, esse é o maior investimento já desenvolvido pela empresa e o formato permite adaptação para outras realidades.
Esse e outros projetos da empresa foram apresentados durante a 2ª Imove que ocorreu no fim de semana. A feira também abordou um dos gargalos do setor da construção civil que é a falta de qualificação profissional. Diante da dificuldade também de contratar trabalhadores em outros estados, a Disim vai deslocar seus profissionais do Vale do Taquari para a construção da usina em solo mineiro.

Disim, de Arroio do Meio. Crédito: Divulgação


Medical San desenvolve novo laser no Tecnovates

Crédito: Divulgação

Está em produção no Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates) o novo laser de epilação lançado em junho deste ano pela Medical San. O equipamento é o primeiro 4D fabricado no Brasil que usa tecnologia para remoção completa de pelos, desde a raiz, procedimento mais profundo comparado a depilação. Denominado de Hakon, também evidencia um clareamento de pele nas áreas de aplicação.

De acordo com o engenheiro Darlan Henrique da Silva, na planta fabril no Tecnovates a produção média mensal chega a 100 unidades. Para dar conta do aumento de demanda e planos de expansão, o Grupo Medical San avança com a construção da sede no 386 Business Park. Localizado às margens da BR-386, em Estrela, serão 1,3 mil m² de área construída para o setor administrativo e cerca de 2,2 mil m² de fábrica. O prédio que terá quatro pavimentos deve ser inaugurado em dezembro.


Expovale abre inscrições para agroindústrias

A Expovale + Construmóbil 2022 abre 46 espaços gratuitos para empreendimentos da agricultura familiar. Os interessados devem fazer a inscrição até 23 de setembro nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) vinculados com a Fetag-RS. A oportunidade é viabilizada com recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr/RS) com organização da Emater-RS/Ascar.

Junto da ficha de inscrição disponível nos sindicatos, os interessados devem apresentar Certificado de Inclusão no PEAF, cópia do licenciamento sanitário e extrato atualizado da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). A feira ocorre de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.


RÁPIDAS

• Energias verdes – O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participou de reunião da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Na oportunidade, destacou que o Brasil se torna uma nação preferencial para investimentos internacionais pelas condições que possui de produzir energia de forma sustentável. Essa também será a mensagem que o governo deve transmitir durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que ocorre em novembro no Egito.

• Seminário do Sincovat – O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e a Aescon promovem no dia 22 de setembro o 14º Seminário Sincovat. O evento, que nesta edição tem como tema “Contabilidade, a referência na gestão”, será composto por seis palestrantes, entre os quais dois contadores: Fabiano Azevedo e Lucas Lima.

• Inadimplência – Depois de quatro meses acima de 26%, a inadimplência em Lajeado registra queda de 0,3 pontos percentuais e alcançou no início do mês os 25,9%. A marca ratifica a pouca oscilação dos últimos seis meses, quando os números variaram entre 25,8% e 26,4%. A redução do índice também se repetiu em nível de estado, onde, com a redução de 0,2%, agora está em 29%.

• Novas projeções – A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,61% para 6,4% neste ano. É a 13ª redução consecutiva da projeção. Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,17%. Outra projeção é sobre a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. A expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano subiu de 2,26% para 2,39%.

Acompanhe
nossas
redes sociais