A problemática ambiental é complexa, inter-relacionada e interdependente, exigindo novas abordagens para entender, gerenciar e conceber a relação entre seres humanos e a natureza. É preciso que o fazer educativo ambiental contemple uma série de princípios, sendo um deles a percepção das relações existentes entre educação, sociedade, trabalho e natureza, em um processo global de aprendizagem, pois há uma área de sobreposição ainda não explorada entre a cidadania e a educação ambiental.
O planeta já passou por outras crises ambientais, mas o que diferencia esta das anteriores é o seu carácter antrópico combinado com sua extensão planetária, devendo ser preocupação de todos. Neste contexto pode-se buscar uma aproximação da educação ambiental com as questões relacionadas à cidadania. O objetivo deve ser a formação de cidadãos para a vida e para o mundo, capazes de atuarem em suas comunidades e nos sistemas econômicos, biológicos, culturais e políticos.
Se a responsabilidade deve ser compartilhada, qual a responsabilidade de cada cidadão? Pensar na sua contribuição, enquanto parte da sociedade formada por pessoas que têm as mais diversas formações, quando se fala dos que ocupam funções diretivas, até pessoas ditas sem formação, com as consequências advindas de tal situação.
Cidadania é entendida como a qualidade de um cidadão que exerce seus direitos e cumpre com seus deveres frente a uma sociedade da qual faz parte. A educação ambiental agrega muitas discussões sobre uma educação voltada para a cidadania, enfatizando os temas para reflexão e debate do cidadão-crítico, ou do sujeito-cidadão-ativo, que deveria estar comprometido com uma práxis transformadora, é preciso educar para a cidadania ambiental.
O cidadão precisa ser consciente de que os recursos naturais são finitos e que é importante avançar em políticas de preservação, pois são bens que devem ser considerados como de propriedade da humanidade e não de um país ou outro, muito menos de um indivíduo.
Contribuindo de modo a incentivar a preservação e a conservação do meio ambiente e de seus recursos ambientais, a educação ambiental é um processo educativo que se direciona à sociedade, no intuito de sensibilizar a população acerca das questões ambientais, informando-a sobre a importância da proteção e da manutenção do meio ambiente e a influência que ele exerce, de modo direto ou indireto, na qualidade de vida da população. Partindo da premissa de que só com educação se consegue modificar conceitos e valores enraizados nas culturas humanas, a educação ambiental é um meio para a cidadania.