Academia do Sesc

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Academia do Sesc

Há 20 anos, a academia do Sesc iniciava as atividades. Conforme o Jornal O Informativo, o local tinha salas para ginástica e musculação. Antes, a academia era terceirizada, e já frequentavam mais de 100 pessoas.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

1 ano do ataque às Torres Gêmeas – Considerado até hoje o maior ataque terrorista da história, a queda do World Trade Center em Nova Iorque deixou mais de 2,6 mil mortos. Há 20 anos, a cidade parava em luto às vítimas e o governo norte-americano decretava “alerta laranja” contra o terrorismo no país.



Há 50 anos

Cinquenta anos atrás, a administração de Estrela reformava a garagem municipal para abrigar repartições públicas no espaço. Naquela época, a garagem funcionava também como oficina de máquinas, e ficava na esquina da rua Treze de Maio com a Coronel Müssnich, no local onde hoje está o prédio do Ministério Público.
Conforme conta o Jornal Nova Geração de 1972, a ideia era instalar nove repartições no espaço, que hoje já não existe mais.

Além disso, o NG também noticiava que estava prevista uma segunda etapa da reforma. A administração pretendia construir um novo prédio ao lado, para abrigar mais setores públicos.

De fato, a construção foi erguida ainda no início dos anos 1970, na rua Coronel Müssnich, e abrigou por muito tempo a Secretaria de Agricultura de Estrela. Hoje, esse prédio já não pertence mais à administração municipal.

Prédio da antiga Secretaria de Agricultura de Estrela. A foto é de 1972, quando a construção recém havia sido inaugurada e abrigava várias repartições públicas. Crédito: Acervo Airton Engster


Rainha do Santo Antônio

Iara Eidelwein durante desfile do Colégio, em comemoração aos 75 anos. Crédito: Arquivo Colégio Santo Antônio

Há 50 anos, o Grêmio Estudantil do Colégio Santo Antônio de Estrela promovia um concurso para a escolha da Rainha dos Estudantes. Naquele ano, o CSA comemorava 75 anos de fundação e organizava uma programação especial para a data.

O Jornal Nova Geração da época noticiava que dez garotas haviam concorrido ao título. Como Rainha, foi eleita a jovem Iara Eidelwein, aluna do 1º ano do Ensino Médio, do turno Diurno da escola.


Enquanto isso…

Perspectivas do Mobral – No segundo ano de funcionamento, em 1972, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) traçava perspectivas para o futuro da educação brasileira.

Conforme a Folha de São Paulo, a expectativa das autoridades era que, em 1990, a taxa de analfabetismo no Brasil chegasse a 10%. Isso não se concretizou, já que, de acordo com dados do IBGE, em 1991, mais de 20% da população ainda era analfabeta. Hoje, o número chega a pouco mais de 6%.

Acompanhe
nossas
redes sociais