Candidatos do Vale à Assembleia abrem hoje série de debates

PENSAR ELEIÇÕES 2022

Candidatos do Vale à Assembleia abrem hoje série de debates

Serão cinco rodadas para reunir os 21 concorrentes da região. Primeiro encontro, na manhã de hoje, coloca frente a frente quatro nomes ao parlamento gaúcho

Candidatos do Vale à Assembleia abrem hoje série de debates
Dos 21 candidatos da região, 16 disputam cadeiras na Assembleia Legislativa. Serão quatro debates para estes concorrentes. Crédito: Divulgação
Lajeado

Quatro candidatos a deputado estadual abrem hoje a série de debates com os concorrentes aos parlamentos estadual e federal que possuem domicílio eleitoral no Vale do Taquari. Serão cinco encontros nas próximas duas semanas, numa iniciativa do Grupo A Hora em parceria com a Fundação Univates.

Douglas Sandri (Novo), José Alves (Podemos), Leonardo Stephan (União Brasil) e Maneco Hassen (PT) estarão presentes no estúdio da Rádio A Hora 102,9. Eles debaterão ideias e confrontarão propostas das 9h às 11h. O evento terá transmissão ao vivo em áudio e também em vídeo, pelas redes sociais do Grupo A Hora. A mediação será do jornalista Fabiano Conte.

Os debates integram o projeto “Pensar Eleições 2022: Desperta, Vale do Taquari”, que visa conscientizar o eleitor sobre a necessidade e a importância da região voltar a ter representatividade tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Dentro da estratégia, também constam reportagens especiais e pesquisas de intenção de voto.

A definição das datas com os respectivos participantes dos debates foi feita em sorteio na manhã do dia 5 de agosto, na sede do A Hora. Quase todos os candidatos e seus representantes estiveram presentes na reunião, que também apresentou detalhes e as regras gerais do evento.

Estrutura do debate

Os debates a deputado serão divididos em cinco blocos e terão duas horas de duração. Nos blocos 1 e 3, todos terão dois minutos para responderem a uma pergunta geral. Os questionamentos foram elaborados pela coordenação dos trabalhos e dizem respeito às principais demandas a serem defendidas e sobre a atuação enquanto um representante regional, caso o postulante seja eleito.

No bloco 2, haverá o enfrentamento entre os candidatos, com perguntas sobre temas escolhidos pela organização do debate. O tempo de pergunta é de um minuto, enquanto a resposta será de dois. Ainda haverá réplica e tréplica, ambas com um minuto.

O quarto bloco será semelhante ao segundo, com perguntas entre os candidatos e espaço para réplica e tréplica. A diferença é que neste caso, os questionamentos terão temática livre. Por fim, o bloco final será reservado às considerações finais, com dois minutos para cada um.

Regras gerais dos debates

O candidato não poderá ser representado por assessor e nem substituído por outro candidato, nem do mesmo partido;

– O debate será pautado pelo princípio da ética e respeito mútuo. O descumprimento desses valores acarretará na exclusão do candidato do debate;

– O debate será conduzido por mediador, sendo este responsável por apresentação e leitura das regras, bem como condução dos blocos;

– Cabe ao condutor, com ajuda da coordenação dos trabalhos, a concessão de direito de resposta e outras situações pertinentes ao programa;

– Os debates serão divididos em blocos e nos intervalos os candidatos poderão ter conversar com assessores. Será permitido acesso ao local de apenas um assessor por candidato e este ficará fora do estúdio, em sala disponibilizada pela coordenação.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais