Candidato ao Senado pelo PSB do Rio Grande do Sul, Airto Ferronato anunciou, na tarde desta segunda-feira, 5, a desistência da disputa durante coletiva de imprensa, em Porto Alegre. Conforme o político, durante 20 dias de campanha, não houve o recebimento de verba da Executiva Nacional da sigla Um dos motivos seria a intenção do PSB de priorizar os recursos para as campanhas proporcionais a deputado federal e a majoritárias em estados como Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro.
Ferronato, que é vereador em Porto Alegre e está no sexto mandato, citou “entraves para a produção de materiais de campanha” e a desmobilização da sigla estadual na condução do processo. O ex-candidato garantiu que a decisão é “irrevogável”.
Esta é a segunda renúncia no PSB, pois antes do início oficial da campanha, Beto Albuquerque, o nome para o pleito ao governo do Estado, também abriu mão das eleições. Ele foi substituído por Vicente Bogo. Na época, o partido afirmou que o movimento ocorreu em função de “dificuldades para a construção de alianças com o PT e o PDT”.