Vereadores se posicionam contra fechamento de escritório da Corsan

BOM RETIRO DO SUL

Vereadores se posicionam contra fechamento de escritório da Corsan

Além da moção de repúdio à companhia, indicação de uma ação judicial para que obras na ERS-128 sejam retomadas também foi aprovada

Vereadores se posicionam contra fechamento de escritório da Corsan
Crédito: Karine Pinheiro
Bom Retiro do Sul

Uma moção de repúdio contra o fechamento do escritório da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no município foi aprovada pelos vereadores durante a sessão na câmara dessa terça-feira, 30. Segundo o autor da proposta, João Batista Ferreira (PSB), caso ocorra o encerramento das atividades, moradores de Bom Retiro do Sul terão que se deslocar até Estrela para tratar dos assuntos relacionados à autarquia.

O documento destaca que há tempos o escritório não recebe nenhum tipo de manutenção. Durante o uso da tribuna, o parlamentar ainda aponta a falta de preservação como uma forma de coagir o fechamento. “Isso tudo vai esbarrar em uma possível privatização. Vamos continuar lutando para que isso não aconteça”, afirma.

O gerente da unidade da Corsan de Estrela, Alexandre Scheid, afirma que não há nenhuma informação sobre o fechamento do escritório em Bom Retiro do Sul. Ele ressalta que por vezes a unidade fica sem atendimento devido a falta de servidor para atendimento, mas que deve continuar em funcionamento.

Ação popular

As interrupções das obras na ERS-128 ainda causam revolta nos parlamentares e na comunidade. Em 11 de agosto, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) afirmou que um novo cronograma de obras deveria ser apresentado no prazo de 15 dias. No entanto, uma data para retomada ainda não foi definida.

Devido aos perigos causados pela falta de sinalização na via, os vereadores João Ferreira Batista e Astor José Ely (PTB), propuseram que os parlamentares, de forma conjunta, ingressem com uma ação judicial contra o Daer. Os vereadores também indicaram uma ação popular.

Ely aponta a iniciativa como forma de a comunidade colaborar com o resultado das cobranças. Ele também afirma que a autarquia mente ao explicar a falta de cumprimento do cronograma. “Queremos evitar um acidente grave e esperamos há muito tempo”.

Já Batista destaca que o pedido de informação acerca do assunto solicitado ao Ministério Público (MP) não foi respondido. Ele ainda reforça que a previsão de retomada seria no mês de agosto. “Até hoje só tem meia dúzia de remendos. Estamos iniciando setembro e não retomaram os reparos”, comenta.

Projetos da saúde

O projeto que autoriza o Executivo a firmar convênio com o Hospital de Caridade Sant’Ana, que consiste no repasse mensal de R$ 29,9 mil por mês, foi aprovado pelos parlamentares. O valor é destinado à manutenção do Centro de Diagnóstico e Sala de Urgência e Emergência, visto que agora a casa de saúde é referência no atendimento em cirurgias gerais pelo SUS.

A nova tabela de preços de serviços médicos e procedimentos e a abertura de crédito no orçamento no valor de R$ 27,9 mil para suportar as despesas da emenda do parlamentar João Ferreira Batista para a Liga de Combate ao Câncer também foram aprovadas em unanimidade pelos vereadores.

Acompanhe
nossas
redes sociais