O espaço dedicado à inovação e startups da 45ª Expointer recebe hoje dois painéis com protagonismo de representantes do Vale do Taquari. Os eventos ocorrem à tarde no RS Innovation Agro Stage, espaço da feira dedicado à inovação e startups.
Às 15h, a presidente da Fruki, Aline Eggers Bagatini, e a CEO da Inovamate, Ariana Maia, integram debate sobre inovação na indústria de alimentos, com mediação da diretora de Inovação da prefeitura de Lajeado, Mariela Portz.
Às 16h, a diretora da Tacta Food School, Cristina Leonhard, media painel sobre a sustentabilidade como diferencial na cadeia de alimentos, com participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, do CEO da Faba Alimentos, Frederico Hofstätter e o especialista em competitividade setorial do Sebrae/RS, Roger Klafke.
De acordo com Aline, o debate sobe inovação é fundamental em um cenário altamente competitivo e dinâmico, no qual as empresas precisam de vantagens competitivas para se tornarem relevantes no mercado. “Esse processo é mais difícil em organizações mais longeva e com grandes equipes onde já existe uma cultura enraizada.”
Segundo ela, os processos de inovação precisam modificar a cultura pregressa para terem efetividade. “As empresas também precisam deixar de ser tão orientadas ao produto e passer a ser orientadas ao consumidor, de forma a entender suas necessidades e apresentar soluções à elas.”
Conforme Ariane, inovar significa investir em competitividade, na segurança alimentar e fazer com que a empresa se destaque no mercado. Segundo ela, no caso da Inovamate, uma pequena empresa de erva mate localizada no alto do Vale do Taquari, inovar significa melhorar processos e gerar novas oportunidades. “É uma forma de se destacar perante as outras empresas do setor.”
RS FoodTech Alliance
Diretor Executivo da Agil, Cristino Zanin afirma que os debates sobre a inovação na industria de alimentos durante a Expointer marcam mais um passo rumo a consolidação do ecossistema das foodtechs no RS. Segundo ele, a Agil, o Pro_Move e APL alimentos articularam, junto com outras instituições do Estado, a assinatura do Manifesto do RS Foodtech Alliance, durante o South Summit.
“Na Expointer, essa articulação é importante não apenas para levar a riqueza do Vale do Taquari, mas também para mostrar as potencialidades por meio da inovação e das foodtechs”, aponta. Conforme Zanin, foodtech é um termo que serve para designar as empresas que utilizam ideias inovadoras e disruptivas para transformar a maneira como os alimentos são produzidos, distribuídos e consumidos e que agregam valor aos setores agropecuário e gastronômico.
“Atualmente, há centenas de startups e pesquisadores promovendo negócios associados à cadeia da alimentação”, reforça. Zanin convida os conterrâneos do Vale para assistirem os painéis e destaca o protagonismo de mulheres da região que são referência na indústria e na inovação.