“Tudo começou com um programa da Disney ”

ABRE ASPAS

“Tudo começou com um programa da Disney ”

De Lajeado, Paulo Cesar Giongo (à esquerda), 56, e o irmão Airton, 58, são apaixonados por dinossauros. Juntos, inauguraram o Vale dos Dinossauros em 2010, em uma casa no bairro Florestal. Hoje, além da exposição com mais de 180 esculturas, os irmãos desenvolvem um projeto nas escolas da região.

“Tudo começou com um programa da Disney ”
Arquivo Pessoal

Quando começou a paixão de vocês pelos dinossauros?

Eu e o meu irmão sempre gostamos, desde pequenos. O Airton é mais ligado na parte científica e eu nas artes. Sempre digo que ele olha os documentários e eu mexo nos pincéis.

Quando surgiu a ideia de montar o Vale dos Dinossauros?

Criamos o Vale dos Dinossauros em 2010 ainda. Tudo começou com um episódio do programa Art Attack, da Disney. O apresentador ensinou a fazer uma escultura com jornal e cola.

Ali, eu tive a ideia de fazer um dinossauro assim. Quanto mais eu fazia, mais eu gostava. Com o passar do tempo, abrimos nossa casa para exposição. Assim nasceu o Vale dos Dinossauros.

Como vocês montam as esculturas?

Primeiro, fazemos a estrutura do dinossauro, dependendo do tamanho, utilizamos arame ou algo mais firme. Depois, vamos moldando a forma com jornal e passando cola.

A parte mais demorada é esperar secar, porque são várias camadas e às vezes a umidade do ar retarda ainda mais o processo. Para ter uma noção, um dinossauro pequeno leva uma semana para secar.

Um grande, leva em torno de três meses, porque fazemos uma parte, esperamos alguns dias, e fazemos outra parte. Depois de seco, escolhemos a cor do fundo do dinossauro e pintamos, dependendo do tamanho, utilizamos pincéis ou spray. Por fim, adicionamos os detalhes.

Vocês desenvolvem um projeto nas escolas, com as crianças. Conte um pouco sobre isso.

Já visitamos mais de dez escolas, em vários municípios do Vale. Levamos os dinossauros para as escolas e fazemos uma exposição. Junto disso, apresentamos uma palestra, onde contamos um pouco sobre a história dos dinossauros e levamos informação para os mais novos. Depois, na oficina, as crianças podem fazer o seu próprio dinossauro.

Como funcionam as oficinas?

Nós levamos uma estrutura de arame pronta para cada um. Então ensinamos a moldar com jornal e passar a cola. Depois de seco, cada criança pode pintar seu dinossauro como quiser. Muitas vezes, a forma do dinossauro não fica muito firme, por isso, além da escultura que as crianças fazem, damos a elas uma pronta, que só precisam colorir.

Além do Vale dos Dinossauros, desenvolve mais alguma atividade?

Temos um blog também. Ali, mostro um pouco mais do nosso trabalho aqui. Nos dois primeiros anos, registramos mais de 1,5 milhão de visualizações, principalmente da Alemanha e dos Estados Unidos.

Além disso, já gravei um CD com mais de dez músicas autorais. Eu também tenho três livros escritos, todos de ficção científica. São manuscritos ainda, mas minha ideia é publicar. Um deles tem mais de 300 páginas, fala sobre o Vale de Crogon, e se passa aqui na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais