Plano Diretor de Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Plano Diretor de Lajeado

Há 20 anos, a administração de Lajeado reformulava o Plano Diretor da cidade. Na época, a arquiteta Maria Otília Klein era a coordenadora da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), entidade responsável pelo projeto. Conforme matéria do Jornal O Informativo, estava previsto que, até o final de 2002, o anteprojeto estaria pronto.


Enquanto isso…

Falência da Belfibras – O Jornal O Informativo noticiava a falência da Belfibras, empresa de Encantado. Na época, o pavilhão da indústria ficava no bairro Pinheirinho e tinha 21 funcionários que estavam na Justiça, esperando pelo pagamento dos salários.


Hoje é Dia do Profissional de Educação Física e do Dia do Caixeiro Viajante

Santo do dia: Santa Beatriz da Silva


HÁ 50 ANOS

Sesi em Lajeado

Há 50 anos, era inaugurada a nova sede da Delegacia do Serviço Social da Indústria, o SESI, de Lajeado. O prédio havia recém sido construído, na rua Bento Gonçalves.

O edifício foi vendido aos Supermercados STR em 2017. A empresa pretendia demolir a construção e ampliar o mercado. O prédio permanece até hoje no local e a sede do SESI foi para o bairro Universitário.

Arquivo A Hora


Luta contra analfabetismo

O Jornal Nova Geração anunciava que diversos convênios eram firmados entre o Movimento Brasileiro de Analfabetismo (Mobral) e as prefeituras da região. Conforme a matéria, na década de 1970, o Brasil iniciava a “maior guerra contra o analfabetismo de toda a sua história”.

Segundo o NG, mais de 2,5 mil analfabetos conveniaram-se nos 13 municípios que compunham a Região Escola do Vale. O Mobral foi extinto em 1985 e substituído pelo Projeto Educar.

Propaganda que veiculava nos jornais da época. Crédito: Divulgação


Enquanto isso…

Circuito Selva-Cidade – Há 50 anos, era notícia na Folha de São Paulo a fase final do chamado “roteiro turístico do futuro”. Seria um anel rodoviário de quase 9 mil quilômetros, que sairia da cidade de São Paulo, seguiria pelo Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro.

A matéria explicava que alguns trechos de rodovias ainda não estavam prontos, mas a previsão era inaugurar a rota em dezembro de 1973.

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