O Teatro Univates será palco hoje, das 9h às 11h, de um momento histórico para duas regiões gaúchas. Sete candidatos a governador do RS confrontam propostas, ideias e apresentam seus planos para os vales do Taquari e Rio Pardo. O debate é fruto de uma inédita parceria entre o Grupo A Hora e do Grupo Folha do Mate, de Venâncio Aires.
Trata-se de uma rara oportunidade para os eleitores da região acompanharem de perto os concorrentes ao Palácio Piratini. O evento será aberto ao público e não é necessária inscrição prévia para acesso ao teatro.
Para quem não conseguir assistir presencialmente, o debate terá transmissão pelas rádios A Hora e Terra FM e também em lives na redes sociais dos dois grupos.
Pelas regras estabelecidas pela organização, foram convidados os candidatos filiados a partidos que possuem representação no Congresso Nacional.
Ontem pela manhã, Luis Carlos Heinze (PP) confirmou presença e se juntou aos seis que já haviam garantido participação no debate. Somente Onyx Lorenzoni (PL) não vai comparecer.
Foram convidados prefeitos das duas regiões, integrantes de conselhos regionais de desenvolvimento e de associações e entidades que representam diferentes segmentos da sociedade nos vales do Taquari e Rio Pardo, como o comércio, a indústria, os serviços, o turismo e a saúde.
Credibilidade da imprensa
Diretor de conteúdo do Grupo A Hora, Rodrigo Martini destaca que o consórcio entre os dois veículos de comunicação surge da necessidade de rádios e jornais reafirmarem sua importância dentro do contexto social das comunidades. A presença de praticamente todo o alto escalão da política estadual em Lajeado dá um peso ao evento.
“Um momento como esse dificilmente ocorreria se não houvesse a presença dos grupos de comunicação por detrás da organização. Isso comprova e reforça a credibilidade da imprensa regional e, acima de tudo, demonstra a importância da imprensa para a manutenção de uma democracia cada vez mais saudável e plural”, afirma.
Cobertura ampla
O Grupo A Hora vai mobilizar dezenas de profissionais, em diferentes setores, para garantir o bom andamento do debate. Além disso, promoverá uma ampla cobertura jornalística, com produção de conteúdos para todas as plataformas da empresa, antes, durante e após o evento.
Na Rádio A Hora, dois programas especiais serão transmitidos ao vivo direto do Teatro Univates. Das 8h às 9h, será feito um “pré-debate”, com apresentação de Fernando Weiss e comentários de Rodrigo Martini. Eles retornam no “pós-debate”, das 11h ao meio dia. Ambos também terão transmissão em vídeo pelo Facebook.
Candidatos confirmados*
EDEGAR PRETTO (PT)
EDUARDO LEITE (PSDB)
LUIS CARLOS HEINZE (PP)
RICARDO JOBIM (NOVO)
ROBERTO ARGENTA (PSC)
VICENTE BOGO (PSB)
VIEIRA DA CUNHA (PDT)
(*) Onyx Lorenzoni (PL) foi convidado, mas não comparecerá.
Estrutura do debate
1º BLOCO
– Cada candidato terá 2 minutos para responder uma pergunta elaborada pela organização;
2º BLOCO
– Os candidatos responderão perguntas com temas retirados da urna, que envolvem diferentes áreas e setores;
– Todos farão uma pergunta e responderão uma vez. O candidato escolhe para quem perguntará, mas não pode escolher um que já tenha sido questionado neste bloco;
– O tempo para pergunta é de 30 segundos. Da resposta, 1 minuto e meio. A réplica é de 1 minuto e a tréplica é de 30 segundos;
3º BLOCO
– Espaço para perguntas entre os candidatos com tema livre. Ele poderá escolher para qual adversário perguntar;
– Todos farão uma pergunta e responderão uma vez. O candidato escolhe para quem perguntará, mas não pode escolher um que já tenha sido questionado neste bloco;
– O tempo para pergunta é de 30 segundos. Da resposta, 1 minuto e meio. A réplica é de 1 minuto e a tréplica é de 30 segundos;
4º BLOCO
– Os candidatos responderão perguntas elaboradas por entidades representativas dos dois vales e são de interesse das duas regiões;
– A pergunta sorteada não volta para a urna. Cada candidato responderá uma pergunta e o tempo para resposta é de 1 minuto e meio;
5º BLOCO
– Cada candidato terá um minuto para fazer suas considerações finais.
SORTEIOS
– A ordem de início das perguntas em todos os blocos se dará por meio de sorteio prévio, a ser feito antes do debate. O sorteio será feito mesmo sem a presença do candidato ou de seu representante e a ordem será disponibilizada minutos antes do debate começar.