De desilusão no futebol para destaque nas corridas

Novo Rumo

De desilusão no futebol para destaque nas corridas

Morador de Taquari, Pedro Haetinger coleciona bons resultados nas principais maratonas do Brasil

De desilusão no futebol para destaque nas corridas
Pedro Haetinger entrou nas corridas após se desiludir com o futebol - Foto: Arquivo Pessoal
Taquari

Lateral-direito de muita qualidade, Pedro Haetinger, 23, era tido como uma das promessas do Vale do Taquari. Porém a chegada da pandemia e uma experiência ruim nos Estados Unidos fizeram que migrasse de esporte. Hoje é destaque estadual no atletismo e mira disputar provas fora do país.

Depois de passar por Lajeadense e Novo Hamburgo, Haetinger decidiu ir aos Estados Unidos para estudar e seguir jogando na Liga Universitária. Porém ao chegar no país e ao ser avaliado, foi considerado atleta de elite, com isso a permanência no esporte foi reduzida de quatro para dois anos. “Fiquei bem chateado e desmotivado, pois nunca me profissionalizei no Brasil, justamente pelo objetivo de ir para lá.”

Nesse período também iniciou a pandemia, onde retornou ao Brasil. Algumas propostas apareceram, porém o ciclo no esporte havia encerrado. “Não me visualizava mais com o brilho nos olhos que me guiou por mais de 15 anos.”

A desilusão foi tão grande que hoje o único contato que tem com a bola é quando disputa umas partidas de futevôlei.

Entrada nas corridas

Haetinger sempre teve o gosto pela corrida, muito para manter o condicionamento físico que era necessário para prática do futebol. O esporte também era usado para acalmar. “Quando algo não dava certo, saia para correr.”

Aos poucos foi conhecer sobre pace e passou a criar metas para tentar evoluir no esporte. A primeira maratona foi no dia 15 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro, onde ficou em terceiro lugar com o tempo de 3h13min. “Me senti feliz e realizado por conseguir alcançar meu objetivo. Porém, com dúvidas se faria novamente, pois foi bem desafiador.”

A primeira maratona que Pedro disputou foi para agradecer o tratamento que recebe da namorada Gabriela – Foto: Arquivo Pessoal

A escolha pela maratona foi para presentear a namorada e nutricionista Gabriela Melos. “Foi uma forma de agradecer pela transformação e todos ensinamentos que ela vinha me proporcionando.”

Depois que completou a primeira prova, ficou com vontade de treinar mais e superar algumas metas, como por exemplo completar uma corrida abaixo de 3 horas.

Treinamentos

Haetinger é orientado pela Pretto Treinamento, de Porto Alegre. Os treinos são diários. Nas terças, quintas e sábados, são treinos mais intensos, ritmos de prova, limiar, entre outros. Nos outros dias são atividades mais confortáveis e com ritmo controlado. A planilha de treinamento é sempre atualizada de acordo com a rotina e metas do atleta.

Em média corre por semana de 80 a 100 quilômetros, porém nas semanas que antecedem uma prova essa distância aumenta para 120 a 130km.

Para ele, as corridas proporcionam saúde, praticidade e bem-estar. “Superar meus limites e competir contra mim mesmo, é um dos fatores que também me motiva todos os dias.”

Comenta que para ser um maratonista, o atleta tem que ter muita disciplina, constância e dedicação. “Não posso dizer que é fácil, porém quando mentalizamos o objetivo, o processo fica prazeroso.”

Para ele, o esporte transforma a vida das pessoas, pois proporciona saúde, amigos e faz superar limites. “Minhas melhores experiências, conquistas consegui através do esporte. Espero continuar aprendendo, evoluindo e colecionando momentos únicos que só o esporte nos proporciona.”

Principais conquistas

Na maratona Haetinger tem como principais resultados dois terceiros lugares na categoria 20-24 anos. Um na Maratona Internacional de Rio de Janeiro 2021 e outro na Maratona Internacional de Porto Alegre 2022.

Já nas meias-maratonas, 21km, foi vice-campeão na categoria na meia-maratona de Florianópolis 2022. E também obteve o quarto lugar geral na Live Run XP, etapa de Porto Alegre. Na prova, foi o campeão na categoria.

Neste ano, foi vice-campeão da Travessia Torres Tramandaí na modalidade quarteto masculino.

Futuro

Com o bom resultado obtido na Maratona de Porto Alegre neste ano, Haetinger conquistou índice para correr as principais maratonas do mundo, como as de Boston, Berlim, Chicago e Nova Iorque. “Quero continuar evoluindo e buscando performance em todas distâncias da corrida e quem sabe disputar uma das principais provas do mundo.”

Indagado sobre a possibilidade de participar dos Jogos Olímpicos, Haetinger destaca que por dividir os treinos com o trabalho, o índice para participar dos jogos fica viável para atletas profissionais e com anos de treinamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais