Uma parceria inédita traz a Lajeado amanhã um debate com os candidatos a governador do Rio Grande do Sul. O momento histórico é fruto da união de esforços entre o Grupo A Hora e o Grupo Folha do Mate, de Venâncio Aires, e busca comprometer os concorrentes ao Palácio Piratini com as demandas e anseios dos vales do Taquari e Rio Pardo.
O evento ocorre no Teatro Univates, das 9h às 11h, e será aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. O debate terá transmissão ao vivo pela Rádio A Hora 102.9 e na Rádio Terra FM. Também será possível acompanhar a transmissão em vídeo pelas redes sociais do Grupo A Hora, Jornal Nova Geração e da Folha do Mate.
Foram convidados os candidatos filiados a partidos que possuem representação no Congresso Nacional. Até o fechamento desta edição, seis postulantes estavam confirmados: Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT).
O debate foi estruturado em cinco blocos e possibilitará espaço igual a todos os presentes. Além de responderem perguntas sobre temas específicos e questionamentos de entidades representativas das duas regiões, os candidatos também terão um enfrentamento direto no terceiro bloco, com temática livre.
Um dos destaques é a participação de entidades. No quarto bloco, os candidatos responderão perguntas elaboradas por representantes regionais. Foram convidadas associações de municípios, associações de turismo, câmaras de comércio, indústria e serviços e conselhos de desenvolvimento das duas regiões.
Jornalismo de valor
Na história das eleições estaduais, são raros os debates com candidatos a governador ocorridos no interior do RS. Diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, valoriza a parceria entre os veículos de comunicação. “Nosso objetivo é colocar os candidatos frente a frente e assumir compromissos com as duas regiões, para resolvermos gargalos e desafios nas diferentes áreas”, afirma.
Há quatro décadas com atuação profissional na Folha do Mate em eleições, o diretor de conteúdo Sérgio Klafke destaca o sentimento de “realização profissional” ao promover a iniciativa em parceria com o A Hora. “Vamos levar o máximo de informações aos ouvintes, leitores e internautas para que possam tirar suas conclusões e fazer sua escolha em 2 de outubro. Isso é democracia. Isso é jornalismo de valor”, enaltece.
Estrutura do debate
Aproximação com a região
Reunir os candidatos ao governo gaúcho na região é de suma importância para que eles conheçam a realidade regional, as demandas e também entendam os anseios da comunidade. Na avaliação do vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Vanderlei Moresco, trata-se de um momento único ao Vale.
“De forma geral, as decisões tomadas nem sempre são o que o cidadão espera. Por isso, é importante eles saberem o que o Vale pensa. Somos o coração do Rio Grande e temos um grande gargalo que diz respeito à logística”, salienta, ao citar os baixos investimentos feitos em rodovias nos últimos anos, com exceção da duplicação da BR-386. “O movimento triplicou nas nossas estradas e pouco se fez”.
Na mesma esteira, o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco destaca a necessidade de melhorias na infraestrutura da região. “Imagino que eles tenham estudado e saibam das nossas principais demandas, como as rodovias, e também a questão da energia elétrica, que muito nos afetou no começo do ano. São pontos que nós, em conjunto com outras entidades, temos lutado para buscar melhorias”, cita.
Rumos do Vale
O prefeito de Colinas e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Sandro Herrmann saúda a iniciativa e espera comprometimento dos candidatos com os anseios regionais. “Estamos num momento de decidir os rumos do nosso estado e nada melhor do que ouvir eles de perto, conhecer seus projetos para o Vale. Esperamos que o maior número de candidatos estejam presentes”, comenta.
Já o presidente da Associação dos Municípios para o Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Leandro Arenhart entende que o debate é uma forma de provocar os candidatos sobre o que projetam ao setor. “Vamos saber se eles conhecem a região como um todo, além do Cristo Protetor e do Trem dos Vales, e o que pensam para o desenvolvimento turístico, que está acontecendo agora. Não é para amanhã. Nós fazemos a nossa parte”, pontua.
Como será a disposição dos concorrentes