Boulevard no Porto de Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Boulevard no Porto de Estrela

A proposta é ousada. Mas tem futuro. Um grupo de empresários, voluntários e articuladores políticos planeja uma novidade para levar mais vida aos ambientes do Porto de Estrela. A ideia é consolidar o complexo portuário como o principal espaço para feiras, exposições, seminários e afins no Vale do Taquari, e fortalecer a ideia germinada pelos organizadores da Estrela Multifeira e, mais recentemente, do evento Estrelas do Conhecimento.

Além disso, empreendedores vislumbram a possibilidade de construir um boulevard às margens do Rio Taquari, com espaço para restaurantes, lojas conceito e pubs, principalmente. O projeto já foi debatido de forma extraoficial com representantes da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), a responsável pela administração do porto.

Crédito: Divulgação

Da mesma forma, o assunto será debatido com empreendedores ligados ao espaço Cais Embarcadero, de Porto Alegre, que hoje ocupa uma nobre área às margens do Rio Guaíba (ou Lago Guaíba), próximo à histórica Usina do Gasômetro, na tradicional Av. Mauá. A intenção é apresentar as oportunidades que se desenham com a recente municipalização do complexo portuário do Vale do Taquari. E, pouco a pouco, devolver vida àquele gigante ainda adormecido.


Conab e Arla

A Arla Cooperativa recebeu, na tarde dessa terça-feira, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Augusto Sanches Ribeiro. No encontro, foram apresentadas projeções para o cenário agrícola. A Conab é responsável por divulgar os dados básicos da safra, como a previsão das colheitas de arroz, milho e trigo.

Ribeiro destacou que a Arla é parceira no Programa de Venda em Balcão (ProVB). A iniciativa tem cunho social e visa fornecer ao pequeno criador de animais acesso ao estoque público de milho, a preços reduzidos. A Conab, estatal do Governo Federal, está presente em todos os estados, com uma superintendência em cada. De acordo com o presidente companhia, a missão da organização é prover renda ao produtor rural, assegurar alimentação e segurança nutricional.

Presidente da Conab em visita à sede da Arla (2ºe) (Foto: Felipe Neitzke)


Pelo fim da “demonização” da política

Em entrevista ao programa Frente e Verso, nessa terça-feira, o prefeito de Santa Clara do Sul e ex-presidente da Amvat Paulo Kohlrausch (MDB) apresentou uma tese interessante sobre a política. Para ele, e isso já vale para o pleito de outubro, os eleitores do Vale do Taquari estão mais conscientes da importância da política (e dos políticos) para o desenvolvimento da região, estado ou país. Kohlrausch, que solicitou licença do cargo de chefe do executivo para auxiliar na campanha de Gabriel Souza (MDB) e Eduardo Leite (PSDB), acredita que o período de “demonização da política” tende a ser superado. Tomara!


PT conseguiu imóvel

Crédito: Divulgação

O candidato a deputado estadual mais alinhado à esquerda no Vale do Taquari enfim conseguiu um imóvel para a instalação do comitê eleitoral. Eu explico. Emanuel Hassen de Jesus, o popular Maneco (PT), enfrentou dificuldades para conseguir alugar um espaço para abrigar o setor estratégico da sua campanha.

E, de acordo com seus apoiadores mais próximos, foram ao menos cinco negativas por parte dos proprietários, e algumas seriam decorrentes da polarização política.

Difícil atestar. Menos mal que o problema está superado. O endereço fica na Av. Benjamin Constant, 460. E a inauguração é quinta-feira, às 12h30min.


Presidenciáveis no Vale?

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) tinham a esperança de levá-lo aos pés do Cristo Protetor, em Encantado. A ideia era realizar tal ato no dia 3 de setembro, em paralelo com uma visita até a Expointer, em Esteio. Mas as negociações não avançaram e, por ora, as chances do atual presidente visitar o Vale do Taquari são praticamente nulas.

Da mesma forma, apoiadores de Lula (PT) também se movimentam para trazer o candidato a presidente para a região. Assim como seu principal opositor, ele possui pré-agenda no Rio Grande do Sul em setembro e não acena com perspectivas de visitar as nossas comunidades.


TIRO CURTO

• Michel Machado, gestor na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), viaja na próxima semana para Israel. Ele participa do Waze Global Champs Meetup. É um encontro para debater novas funcionalidades para a ferramenta. Os encontros ocorrem na sede da empresa, com profissionais de diversas regiões do mundo, e tudo custeado pela Google.

• Com menos de uma semana na vaga do titular Carlos Ranzi (MDB), o suplente de vereador Waldir Blau (MDB) já protocolou quatro projetos de lei na câmara de Lajeado. As quatro matérias são para denominar vias municipais no bairro São Bento.

• O governo de Estrela remarcou para o dia 13 de setembro a sessão pública para o Registro de Preço que visa a locação de “plataforma e equipamentos de videomonitoramento com armazenamento e gerenciamento de imagens”. O investimento é parte do projeto “Estrela uma cidade segura para viver”.

• Presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT), Ivandro Rosa foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Taquari. O encontro ocorreu ontem. E a pauta era “O associativismo como força dinamizadora do Vale do Taquari”.

• A APAE de Estrela precisa de R$ 150 mil para custear a construção de um muro nos fundos da sede e também para a compra e instalação de hidrantes.

• Em tempo, parabéns à Univates belo agradável evento musical no último domingo. O gramado em frente ao teatro já está consolidado como um espaço para a arte, a cultura e o bem estar. E tomara que persista.

Acompanhe
nossas
redes sociais